(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aumenta pressão por transparência sobre as finanças de Romney


postado em 24/08/2012 07:59

As finanças do milionário Mitt Romney, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, voltaram a ser examinadas depois que um blog divulgou novos documentos.

O blog Gawker, de Nova York, publicou mais de 950 páginas de auditorias internas e declarações financeiras de 21 fundos, quase todos ligados a Bain Capital, a empresa de investimentos em ações privadas co-fundada por Romney, que em sua carreira acumulou uma fortuna estimada em 250 milhões de dólares.

A documentação joga nova luz sobre o labirinto do portfólio de investimentos que permitiu a Romney manter seu índice de impostos em uma taxa próxima de 13%, muito abaixo do percentual pago pela maioria dos americanos, que ganham muito menos que o político.

Analistas concordam que não há nada de especialmente prejudicial nos arquivos, certamente nenhum argumento para os opositores políticos que buscam evidência de irregularidades ou ilegalidades.

"Parece que as pessoas que procuram por uma bomba vão ficar decepcionadas", afirmou Joe Weisenthal, da Business Insider.

Mas os documentos aumentam o escrutínio, que tanto preocupa Romney, sobre uma fortuna que foi amplamente registrada em paraísos fiscais como Bermuda, Ilhas Cayman e Suíça.

"Revela a profundamente opaca complexidade com a qual Romney tem administrado sua riqueza, os esquemas para evitar impostos, disponíveis apenas para os absurdamente ricos", afirmou o jornalista do Gawker, John Cook.

Atacar Romney a respeito de sua riqueza é considerado um jogo justo pelos democratas, especialmente enquanto o candidato republicano apresenta os resultados da Bain Capital como evidência de que ele tem experiência para inverter a tendência da economia nos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)