(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

"Vovó restauradora" tem ataque de ansiedade e começa a receber apoio


postado em 23/08/2012 19:56 / atualizado em 23/08/2012 20:41

A pintura, em três momentos: em perfeito estado, degradada pelo tempo e danificada após
A pintura, em três momentos: em perfeito estado, degradada pelo tempo e danificada após "boa ação" de idosa (foto: AFP PHOTO/ CENTRO DE ESTUDIOS BORJANOS)

Depois de sofrer um ataque de ansiedade com a repercussão causada pela tentativa de restaurar uma obra do século XIX, Cecília Giménez começa a receber mensagens de apoio. A idosa de 81 anos ficou mundialmente famosa depois que tentou recuperar a pintura "Ecce Homo", do pintor Elías García Martínez. A obra estava sendo deteriorada pelo salitre da igreja, que fica em Borja, na Espanha.

Segundo o site ElMundo.es, Teresa García, neta do pintor, contou que não foi a primeira vez que Cecília retocou a pintura, mas que nunca tinha mexido no rosto da obra. Já a Associação de Conservadores-Restauradores da Espanha emitiu uma nota repudiando a ausência de profissionais durante a restauração dos bens culturais. "Quase temos que agradecer a esta
Cecília chegou a ficar de cama depois de uma crise de ansiedade (foto: Reprodução Internet / TVE)
Cecília chegou a ficar de cama depois de uma crise de ansiedade (foto: Reprodução Internet / TVE)
paroquiana, que destaca o que há muitos anos tem sido um flagelo para a preservação do nosso patrimônio", declarou a entidade.

Muitas pessoas também usaram a internet para defender a ação bem intencionada da aposentada. Para muitos internautas, a pintura estava esquecida e nunca teve o destaque que vem recebendo. Os apoiadores de Cecília também alegam que até então a pintura estava se deteriorando e ninguém se preocupava.


Votação na internet sobre o que deve ser feito com a pintura(foto: Reprodução Internet / Heraldo.es)
Votação na internet sobre o que deve ser feito com a pintura (foto: Reprodução Internet / Heraldo.es)
Também na internet foi feito um manifesto que, sarcasticamente, defende que a obra seja mantida com os atuais retoques. "O trabalho ousado do artista espontaneamente em "Ecce Homo" Santuário da Misericórdia de Borja, é cativante e um ato de amor, uma reflexão inteligente da situação política e social do nosso tempo. Em que revela uma crítica sutil de teorias criacionistas da Igreja, bem como o surgimento de questão novos ídolos", argumenta o texto.

Na página do jornal Heraldo.es, o que primeiro destacou a "restauração", está sendo feita uma votação sobre o que deveria ser feito com a obra. Entre os participantes, 79,83% querem que a pintura continue como ficou e apenas 14,54% defendem que ela deve ser restaurada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)