(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OEA se reunirá na quarta-feira para discutir situação política no Paraguai


postado em 20/08/2012 19:07

A Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou nesta segunda-feira que fará uma nova reunião na quarta para tentar chegar a um consenso sobre a situação política no Paraguai depois da destituição do presidente Fernando Lugo.

A reunião extraordinária do Conselho Permanente, órgão político da OEA, a quarta sobre a crise no Paraguai, terá início às 10h00 locais (11h00 de Brasília), informou a Organização em comunicado.


A OEA não chegou a um acordo sobre se tomará medidas diante da destituição de Lugo no dia 22 de junho, por um julgamento político do Congresso que o acusou de "mau desempenho de suas funções". O então vice-presidente Federico Franco assumiu a Presidência.

Alguns países, como Venezuela, Nicarágua, Equador e Bolívia, pediram a suspensão do Paraguai da OEA, enquanto outros propuseram convocar os chanceleres da organização de 34 países membros para debater o tema.

Alguns países, como os Estados Unidos e o Canadá e o próprio secretário geral da organização, José Miguel Insulza, alertaram para a suspensão do Paraguai, por causa das sanções econômicas que isso acarretaria.

A União das Nações Sul-americanas (Unasul) e o bloco econômico Mercosul suspenderam o Paraguai até as eleições presidenciais de abril como represália, já que vários presidentes da região consideraram a saída de Lugo um golpe de Estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)