(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jamaica se prepara para chegada de tempestade


postado em 05/08/2012 13:50

(foto: HO / NOAA / AFP)
(foto: HO / NOAA / AFP)

A tempestade tropical Ernesto se aproximava da Jamaica neste domingo em seu caminho para a península do Yucatán e Golfo do México. Autoridades de emergência em alguns trechos do leste da ilha já eram atingidas pelas chuvas e há expectativa de fortes ventos e chuvas em toda a Jamaica. O órgão de gestão de emergências pediu às pessoas que vivem em áreas que podem sofrer alagamentos que fiquem alertas e evitem lugares inundados.

A primeira-ministra Portia Simpson Miller pediu aos jamaicanos que tomem as medidas necessárias de precaução para garantir sua segurança. "Eu peço a vocês que se preocupem especialmente com as crianças, os doentes com deficiências, os idosos e os mais vulneráveis", declarou Simpson Miller.

A meteorologia prevê que Ernesto provoque entre 76 milímetros e 152 milímetros de chuvas na ilha caribenha, que tem menos de 3 milhões de habitantes, antes de chegar às costas de Honduras, Belize e México, provavelmente já como um furacão. Segundo meteorologistas, Ernesto pode perder força e se transformar numa tempestade ao chegar ao continente e então ganhar força novamente e se tornar um furacão no Golfo do México no fim da semana que vem.

Um aviso de tempestade tropical entrou em vigor na costa de Honduras, no trecho compreendido entre a fronteira com a Nicarágua até Punta Castilla, e na ilha de Grand Cayman, nas Ilhas Cayman. Há também a possibilidade de chuvas e tempestades na República Dominicana e no Haiti.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, pela sigla em inglês), o olho da tempestade Ernesto estava a 335 quilômetros ao sul de Kingston, na Jamaica, no fim da manhã deste domingo. Ernesto tinha ventos máximos sustentados de cerca de 85 quilômetros por hora e se movia rapidamente para o oeste a 37 quilômetros por hora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)