19°/ 29°
Belo Horizonte,
20/ABR/2014
  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Iceberg gigante se desprende de geleira na Groenlândia

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 19/07/2012 09:14 Atualização: 19/07/2012 11:43

Imagem de satélite mostra o bloco que se desprendeu da geleira na Groenlândia  (HO / NASA / AFP)
Imagem de satélite mostra o bloco que se desprendeu da geleira na Groenlândia

Um enorme iceberg se desprendeu de uma geleira na Groenlândia, segundo imagens de satélite da agência espacial americana Nasa, no que seria o mais recente indício dos efeitos do aquecimento global.

Saiba mais...
As imagens divulgadas nesta quarta-feira mostram um bloco gigante de gelo, o dobro do tamanho da ilha de Manhattan (Estados Unidos), desprendendo-se da Geleira Petermann, na costa noroeste da Groenlândia. A geleira já havia perdido um iceberg com o dobro desse tamanho em 2010.

A Nasa afirma que a rachadura na geleira era visível desde 2001, e que o seu satélite de observação Aqua registrou o rompimento entre 16 e 17 de julho.

O oceanógrafo Andreas Muenchow, da Universidade de Delaware, afirmou que a maior parte do desprendimiento dos icebergs ocorre a 600 metros de profundidade, onde a água é mais quente do que na superfície.

"Mas, ao contrário do que se poderia pensar, a perda deses bloco de gelo terá pouco efeito direto nos níveis do oceano, já que a plataforma de gelo flutuante entre 100 e 150 metros de espessura se encontra em águas oceânicas próximas do ponto de congelamento", explicou em seu blog icyseas.org.

Muenchow destacou que as águas do Atlântico que estão derretendo a geleira parecem estar mais quentes, segundo registros feitos até 2003.
Tags: celular

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: Glauber Coutinho de Oliveira
O Polo Sul me preocupa bastante também. Agora brincando: O Palmeiras foi campeão, o Corinthians ganhou a Libertadores, se o Galo for campeão brasileiro o mundo vai acabar! | Denuncie |

Autor: JOSÉ HILTON SANTOS
Ja profetizaram "O sertao vai virar mar" | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.