(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidato de esquerda López Obrador exige recontagem total de votos no México


postado em 03/07/2012 16:20

O candidato de esquerda, Andrés Manuel López Obrador, pediu nesta terça-feira às autoridades eleitorais a recontagem de todos os votos emitidos na eleição presidencial do México de domingo passado, devido a "inconsistências".

"Apresentamos uma solicitação formal em nome da coalizão na qual pedimos uma nova contagem de (pouco mais) das 143.000 urnas que foram usadas na eleição para presidente", disse em uma entrevista coletiva à imprensa o coordenador da campanha da esquerda, Ricardo Monreal, acompanhado de López Obrador.

Monreal explicou que, segundo uma "investigação" realizada pela coalizão de esquerda liderada pelo Partido da Revolução Democrática (PRD), havia sido registrado "até o momento" um total de "113.855 urnas das 143.000 com algum tipo de inconsistência".

Essas inconsistências, explicou, podem ocorrer quando o número de votos nulos ou errados é superior ao de votos emitidos, quando as cédulas recebidas não coincidem com as contabilizadas, ou quando todos os votos vão para apenas um candidato.

"Com isso, não resta dúvida de que não houve uma eleição limpa e transparente", disse López Obrador em uma entrevista coletiva à imprensa, na qual novamente acusou o Partido Revolucionário Institucional (PRI), para o qual as contagens preliminares dão uma vantagem de 6,51 pontos percentuais, de ter comprado "milhões de votos".

López Obrador, que segundo os resultados preliminares ficou na segunda posição na eleição presidencial com 31,6%, se negou a responder, no entanto, se impugnará a eleição.

Perguntado sobre se realizará mobilizações massivas semelhantes às que protagonizou em 2006, quando perdeu por uma diferença de 0,56 ponto para o conservador Felipe Calderón, Obrador afirmou que atuará "de maneira responsável e dentro da lei".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)