(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã faz teste com mísseis de longo alcance


postado em 03/07/2012 09:51

O Irã fez uma série de testes com mísseis nesta terça-feira, incluindo um de longo alcance com capacidade de atingir Israel e bases dos Estados Unidos na região, informou hoje a agência oficial iraniana Irna.

Os mísseis superfície-superfície atingiram seus alvos com sucesso, segundo a Irna. Também foi testado o chamado Shahab-3, de maior alcance, de acordo com a agência semioficial Fars. Os mísseis teriam alcançado distâncias de até 1,3 mil quilômetros.

"Por enquanto, lançamos mísseis a distâncias de 300 a 1,3 mil quilômetros na manobra", disse o general Amir Ali Hajizadeh, chefe da divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária iraniana. Ele sugeriu que alguns mísseis tinham capacidade de atingir distâncias maiores.

Teerã lançou uma variedade de mísseis em exercícios anteriores, incluindo uma versão do Shahab-3 com alcance de 2 mil quilômetros.

Israel fica a cerca de 1 mil quilômetros da fronteira oeste do Irã, enquanto a Quinta Frota da Marinha dos EUA está estacionada no Bahrein, a cerca de 200 quilômetros da costa iraniana no Golfo Pérsico.

No domingo, entrou em vigor um embargo da União Europeia ao petróleo iraniano como forma de pressionar Teerã a rever seu programa nuclear. O Ocidente teme que o Irã planeje desenvolver armas nucleares, mas os iranianos alegam que o programa tem apenas fins pacíficos, como a produção de energia.

Autoridades israelenses já mencionaram a possibilidade de atacar o Irã caso os esforços diplomáticos e as sanções não consigam eliminar o que elas consideram ser uma ameaça direta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)