(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Astronauta chinesa retorna em segurança


postado em 29/06/2012 12:04

Liu Yang é carregada depois de terminar a missão tripulada na Tiangong 1(foto: STR / AFP)
Liu Yang é carregada depois de terminar a missão tripulada na Tiangong 1 (foto: STR / AFP)

A primeira mulher astronauta da China e outros dois membros da tripulação retornaram em segurança para a Terra nesta sexta-feira. Eles emergiram sorridentes da cápsula que os trouxe de volta após 13 dias de operações em um módulo orbital.

O Shenzhou 9 abriu o paraquedas e pousou nas planícies da região autônoma da Mongólia Interior por volta das 10 da manhã (horário local). A China declarou que a primeira missão tripulada para o módulo Tiangong 1 foi um grande passo à frente para o ambicioso programa espacial do país.

Cerca de uma hora depois, o comandante Jing Haipeng, de 45 anos, saiu da cápsula, seguido por Liu Wang, 33 anos, e a primeira astronauta chinesa, Liu Yang, de 33 anos. Todos aparentavam estar em boas condições.

O comandante do programa espacial, general Chang Wanchuan, declarou que os astronautas estão bem de saúde e declarou a missão "completamente bem-sucedida". Já o primeiro-ministro Wen Jiabao afirmou que a missão marcou "progresso absolutamente importante" para o programa espacial.

Os próximos objetivos da China incluem outra missão tripulada para Tiangong 1, que é o protótipo de uma futura estação espacial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)