(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juros da dívida espanhola disparam à espera de resgate bancário


postado em 21/06/2012 13:23

Os juros da dívida espanhola voltaram a disparar nesta quinta-feira em um novo embate do país com os mercados, demonstrando a impaciência dos investidores diante da expectativa de que Madri anuncie o montante exato que precisará pedir à zona do euro para recapitalizar seus bancos.

A quarta economia da zona do euro lançou uma mensagem tranquilizadora, emitindo mais que o previsto, 2,2 bilhões de euros, ante uma meta estipulada entre 1 e 2 bilhões, com emissões a dois, três e cinco anos.

Assim, os juros foram multiplicados nos bônus a dois anos, que passaram a 4,706% frente a 2,069% pagos na última emissão similar, de 1 de março.

Quanto às obrigações a cinco anos, o país superou pela primeira vez desde a criação do euro a barreira simbólica dos 6%.

Esta disparada dos juros "não é nenhuma surpresa", pois "as atenções se concentram no relatório da auditoria dos bancos espanhóis, esperado para depois do fechamento dos mercados europeus", disse Ishaq Siddiqi, analista da EXT Capital.

O governo espanhol havia confirmado que anunciaria o resultado de tal auditoria, realizada de forma separada por duas empresas, a alemã Roland Berger e a norte-americana Oliver Wyman, nesta quinta-feira às 15H30 GMT (12H30 de Brasília).

Contudo, o ministro de Finanças espanhol, Luis de Guindos, afirmou em sua chegada a Luxemburgo para uma reunião do Eurogrupo que o pedido oficial de ajuda ao setor financeiro da Espanha será feito nos próximos dias, disse nesta quinta-feira o ministro de Finanças espanhol, Luis de Guindos em sua chegada a Luxemburgo para uma reunião do Eurogrupo.

"A apresentação (do pedido de ajuda) é uma mera formalidade. Hoje viemos explicar qual é a situação dos bancos espanhóis", disse o ministro. "O substancial acontecerá nesta tarde, quando as auditoras independentes derem a Madri seus resultados sobre a saúde dos bancos espanhóis", argumentou, antes de precisar que "a partir disso, elaboraremos uma rota de fuga".

Apesar do anúncio de De Guindos, segundo vários fontes europeias, o pedido oficial de resgate para o setor financeiro será feito nesta quinta-feira durante a reunião dos ministros de Finanças da zona do euro em Luxemburgo, na qual também participa a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.

"Assumimos que (o pedido) será feito hoje", anunciou Thomas Wieser, chefe do grupo de Trabalho do Eurogrupo, em uma entrevista à AFP.

Uma vez que se conheça o resultado da avaliação, a zona do euro poderá estabelecer o montante exato de ajuda que a Espanha necessita, dentro da soma de até 100 bilhões de euros que lhe ofereceu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)