(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funcionário se mata devido as más condições de trabalho em fábrica de iPhones


postado em 15/06/2012 18:50

Funcionário da Foxconn pouco antes de pular do 18º andar(foto: Divulgação / Polícia de Chengdu)
Funcionário da Foxconn pouco antes de pular do 18º andar (foto: Divulgação / Polícia de Chengdu)
O suicídio de mais um empregado da fábrica onde são produzidos iPhones e iPads levantou novos questionamentos sobre as condições de trabalho da empresa Foxconn na China. Nesta sexta-feira, um dos funcionários se matou ao pular do topo do alojamento da companhia na cidade de Chengu.

A Foxconn presta serviços para várias empresas na fabricação de aparelhos eletrônicos como tablets, celulares e video games e emprega mais de um milhão de empregados no território chinês. As condições de trabalho são degradantes e os empregados chegam a trabalhar 76 horas por semana, com escalas de 11 dias ininterruptos de trabalho.

Depois de uma série de suicídios nas montadoras que prestam serviços para a Apple, as empresas se comprometeram a contratar mais funcionários e a reduzir as jornadas. Em janeiro deste ano, mais de 150 funcionários subiram no teto de uma fábrica e ameaçaram se matar se as condições de trabalho não melhorassem.

As autoridades chinesas se comprometeram a fiscalizar as condições de trabalho na Foxconn, que até o momento não atendeu às principais reivindicações dos trabalhadores. O salário pago pela empresa, menos de 500 reais por mês, estão abaixo da média nacional na china e equivale a metade do valor de um iPhone.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)