(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA criticam novo presidente sérvio


postado em 05/06/2012 19:12

Os Estados Unidos condenaram nesta terça-feira o fato de o novo presidente da Sérvia, Tomislav Nikolic, ter negado que o massacre de Srebrenica, em 1995, tenha sido um genocídio.

"O genocídio de Srebrenica não é uma determinação subjetiva", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner. "O massacre foi um ato criminoso definido, que o Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPIY) confirmou em vereditos finais e vinculantes em numerosos casos."

"A Corte Internacional de Justiça também concluiu que houve um genocídio em Srebrenica. Isto não pode ser negado", criticou o porta-voz da diplomacia americana.

Em uma entrevista concedida na última sexta-feira à TV de Montenegro e divulgada em seu site, Nikolic declarou não ter havido genocídio em Srebrenica.

Oito mil homens e jovens muçulmanos foram executados em julho de 1995 pelas forças sérvias da Bósnia. Os ex-líderes dos sérvios da Bósnia Radovan Karadzic e Ratko Mladic são julgados por genocídio no TPIY, principalmente por seu papel na matança de Srebrenica.

Nikolic, um antigo ultranacionalista que mantém um discurso populista mas defende a integração europeia, foi eleito presidente da Sérvia em 20 de maio, derrotando o pró-europeu Boris Tadic.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)