(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Russa é condenada a 20 anos de prisão por matar 17 aposentadas


postado em 04/06/2012 10:55

Uma russa foi condenada a 20 anos de prisão pelo assassinato de 17 aposentadas nos Urais, mortas para que a criminosa roubasse as economias acumuladas para pagar seus enterros, indicou nesta segunda-feira o comitê de investigação russo.

Irina Gaidamak foi declarada culpada de matar 17 mulheres de 60 a 90 anos na região industrial de Sverdlovsk, nos Urais. "Agia com cinismo, escolhia as mulheres mais velhas e sozinhas, sobre as quais obtia informações com os vizinhos", disse o comitê de investigação.

Chamava as vítimas fazendo-se passar por uma funcionária dos serviços sociais. Quando as aposentadas a deixavam entrar em casa, as matava a marteladas na cabeça. Depois revistava o apartamento para roubar o dinheiro.

A acusada explicou durante a investigação que o dinheiro foi "o único motivo de seus crimes". Só matava pessoas mais velhas porque "considerava que elas sempre guardam dinheiro para seus enterros".

Se a vítima não se encontrava em casa, deixava uma nota pedindo que estivesse presente em uma hora determinada. São estas notas o que permitiu detê-la em 2010 depois de um novo assassinato. Reconheceu os crimes e manifestou arrependimento por seus atos, disse o comitê.

Gaidamak, sem emprego e que vivia sem documentos de identidade, conseguiu escapar dos investigadores por mais de oito anos.

Outra mulher se viu forçada a confessar estes crimes depois de ter "sofrido uma pressão física e psicológica por parte da polícia", segundo o comitê.

Os policiais foram condenados a penas de três a quatro anos e meio de detenção.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)