(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa o julgamento de Ratko Mladic


postado em 16/05/2012 07:15 / atualizado em 16/05/2012 07:21

Mladic é acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes cometidos por suas tropas durante a guerra da Bósnia(foto: AFP PHOTO / COURTESY OF THE ICTY RESTRICTED TO EDITORIAL USE )
Mladic é acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes cometidos por suas tropas durante a guerra da Bósnia (foto: AFP PHOTO / COURTESY OF THE ICTY RESTRICTED TO EDITORIAL USE )


O aguardado julgamento contra o ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia, Ratko Mladic, acusado fundamentalmente pelo massacre de Srebrenica em 1995, começou nesta quarta-feira no Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPII) de Haia. "Mladic assumiu a autoria da limpeza étnica da Bósnia", declarou Dermot Groome, representante da promotoria, na abertura do processo contra o ex-militar de 70 anos.

Sentado atrás de seu advogado, à direita dos juízes, o acusado, vestido com terno cinza, aplaudiu brevemente quando os juízes entraram na sala de audiência e não fez uso da palavra.

Detido em 26 de maio de 2011 na Sérvia depois de ter sido um foragido internacional durante 16 anos, Ratko Mladic é acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes cometidos por suas tropas durante a guerra da Bósnia, que deixou 100 mil mortos e 2,2 milhões de deslocados durante 1992 e 1995. "A acusação apresentará elementos de prova que demonstrarão, além de qualquer dúvida razoável, a mão do general Mladic em cada um de seus crimes", afirmou Dermot Groome.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)