(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vazamento de combustível em iate brasileiro que naufragou na Antártica


postado em 09/05/2012 17:27

Uma expedição binacional das Marinhas do Brasil e do Chile detectou vazamento de combustível em um iate brasileiro que naufragou há um mês na Antártica tendo a bordo quatro passageiros que faziam um documentário e foram resgatados ilesos.

A embarcação 'Mar Sem Fim' afundou na baía Fildes, a 500 metros da costa chilena, a uma profundidade de 10 a 12 metros, levando em seus tanques 8.000 litros de combustível.

Uma quantidade não informada deste combustível foi liberado nas águas antárticas, segundo a expedição binacional.

"Nove homens da Armada do Chile e da Marinha do Brasil entraram nas águas antárticas para verificar os níveis de contaminação na área onde está afundado o iate brasileiro", destacou a Marinha chilena em um comunicado.

Nessa expedição "se confirmou um vazamento de combustível diesel proveniente dos tanques da embarcação, que armazenam um total aproximado de 8.000 litros. Além disso, foram retirados os resíduos sólidos produtos do naufrágio, como tonéis de benzina vazios, flutuadores e cilindros de gás que estavam presos no gelo", acrescentou o texto.

Os homens tentam selar os tanques para evitar que o diesel continue vazando, explicou o capitão de fragata Eduardo Rubillar à Televisão Nacional do Chile. "A ideia é trazer o iate à tona e selar seus tanques", disse Rubillar.

O iate naufragou em 7 de abril passado, devido a uma compressão do gelo e das condições climáticas adversas.

A embarcação levava quatro brasileiros que faziam um documentário sobre a navegação e a paisagem da Antártica, e que foram resgatados três dias depois do naufrágio pelo pessoal militar de uma base antártica chilena, situada 1.200 km ao sul do continente americano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)