(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cubanos fazem procissão com a Virgem da Caridade


postado em 28/03/2012 11:03 / atualizado em 28/03/2012 11:22



Católicos cubanos partiram da Catedral de Havana ao amanhecer desta quarta-feira em uma procissão com a imagem da Virgem da Caridade do Cobre até a Praça da Revolução, onde o Papa Bento XVI oficiará uma missa campal.

A imagem iluminada da Virgem, conhecida como "Mambisa", foi saudada com aplausos pelas ruas de Havana, numa procissão que deve percorrer seis quilômetros, a mais longa em décadas em Cuba.

As procissões religiosas estavam proibidas em Cuba desde os anos 60 pelo então governo ateu de Fidel Castro até que foram restituídas pelo líder da Revolução durante a visita do Papa João Paulo II em 1998. O Estado cubano deixou o ateísmo em 1991 e passou a ser simplesmente laico.

"Vim adorar a Virgem da Caridade pela congregação que estamos fazendo pela visita do Papa", afirmou à AFP Ever Marín, de 13 anos, que participa pela primeira vez de uma procissão.

Bento XVI, que terminará nesta quarta uma visita pastoral de três dias à ilha, oficiou uma missa campal na segunda-feira, em Santiago de Cuba (sudeste), ante 200 mil pessoas, e espera-se que na missa desta quarta, em Havana, essa cifra seja superada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)