(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eleições no Cazaquistão descumpriram princípios democráticos


postado em 16/01/2012 08:52

As eleições legislativas de domingo no Cazaquistão, que deram a vitória ao partido do presidente Nursultán Nazarbayev, não cumpriram com "os princípios democráticos", afirmou nesta segunda-feira a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

"Apesar das ambições do governo para reformar o processo democrático no Cazaquistão e organizar eleições de acordo com as normas internacionais, as legislativas de 15 de janeiro não cumpriram com os princípios fundamentais de uma eleição democrática", indicou a OSCE em seu informe preliminar publicado um dia após a votação.

"Tecnicamente, estas eleições foram bem organizadas e algumas mudanças legislativas foram efetuadas para permitir ao menos que um segundo partido tenha representação no parlamento", informou a OSCE.

"No entanto, as autoridades não criaram as condições necessárias para a organização de verdadeiras eleições pluralistas, condição essencial para o funcionamento de instituições democráticas", acrescentou.

Segundo os resultados preliminares publicados nesta segunda-feira pela comissão central, o partido de Nazarbayev, Nur Otan, ganhou com uma ampla maioria de 80,74% dos votos as eleições legislativas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)