(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã afirma que acusações ocidentais têm motivação política

Os EUA denunciou uma "nova escalada na violação das obrigações na área nuclear" do Irã


postado em 10/01/2012 07:11 / atualizado em 10/01/2012 07:37

Chávez acusou Washington de
Chávez acusou Washington de "fabricar a ponta da mentira para ter desculpas para invadir, para agredir", e disse que "não é por acaso" que o Irã e a Venezuela estão "na mira", por que têm as maiores reservas mundiais de petróleo do planeta (foto: REUTERS/Miraflores Palace/Handout )


As reações dos Estados Unidos e dos países europeus que chamaram de provocação o anúncio de enriquecimento de urânio na nova central iraniana de Fordo têm "motivação política", afirmou o representante do Irã na AIEA.

"Todas as atividades nucleares do Irã, em particular o enriquecimento de urânio em Natanz e Fordo, estão sob vigilância dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e suas câmeras vigiam estas atividades as 24 horas do dia", afirmou Ali Asghar Soltanieh. "As reações são exageradas e têm motivação política", completou.

A AIEA confirmou nessa segunda-feira que o Irã iniciou a produção de urânio enriquecido a 20% em Fordo, central protegida por uma montanha e difícil de ser alvo de um eventual ataque. O governo dos Estados Unidos denunciou uma "nova escalada na violação das obrigações na área nuclear" do Irã. Alemanha, França e Grã-Bretanha também criticaram o Irã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)