(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Partido sul-africano CNA celebra centenário de sua fundação


postado em 08/01/2012 09:31

O Congresso Nacional Africano (CNA), no poder na África do Sul após décadas de luta contra o apartheid, iniciou neste domingo com uma missa o terceiro e último dia das celebrações de seu centenário, que terminará com um discurso do presidente Jacob Zuma.

Um ato ecumênico que misturou política e religião, transmitido ao vivo pela televisão nacional, reuniu autoridades do partido e convidados estrangeiros na pequena igreja de Bloemfontein (centro), onde foi fundado o CNA (nesta época Congresso Nacional Indígena Sul-Africano), no dia 8 de janeiro de 1912.

Jacob Zuma, oficialmente ocupado com o discurso que pronunciará durante a tarde no estádio de Bloemfontein, não participou da cerimônia. Foi representado pelo vice-presidente, Kgalema Motlanthe.

As celebrações de sábado terminaram nesta mesma igreja, recentemente restaurada, com uma missa de meia-noite dedicada à memória dos ex-líderes do partido, depois que Zuma acendeu a chama do centenário.

Esta chama, abençoada pelo Prêmio Nobel da Paz, o arcebispo e militante contra o apartheid Desmond Tutu, chegará na tarde deste domingo ao estádio de Bloemfontein, depois do discurso de Zuma, previsto para as 16H15 (12H15 de Brasília), e seguido por um espetáculo que resumirá os cem anos do CNA em cem minutos.

O ex-presidente Nelson Mandela, de 93 anos, que tem problemas de saúde, não participou dos festejos. Mas pode gravar uma mensagem para os 100 mil espectadores aguardados, segundo os líderes do CNA.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)