(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama pede devolução de avião não tripulado que caiu no Irã

Governo iraniano quer decifrar tecnologia e produzir aviões semelhantes


postado em 12/12/2011 17:34 / atualizado em 12/12/2011 17:53

Militares iranianos exibem avião não tripulado que foi capturado enquanto sobrevoava o país(foto: IRAN'S REVOLUTIONARY GUARD WEBSITE / AFP)
Militares iranianos exibem avião não tripulado que foi capturado enquanto sobrevoava o país (foto: IRAN'S REVOLUTIONARY GUARD WEBSITE / AFP)
O presidente Barack Obama disse esta segunda-feira que os Estados Unidos pediram ao Irã a devolução do avião não tripulado que Teerã alega ter derrubado ao sobrevoar seu território. "Solicitamos que seja devolvido. Veremos como os iranianos respondem", afirmou Obama durante entrevista coletiva conjunta com o premier iraquiano, Nuri al-Maliki. O Irã anunciou que suas unidades de guerra eletrônica haviam capturado, em 4 de dezembro, o controle de um RQ-170 Sentinel que invadiu o espaço aéreo iraniano procedente do Afeganistão, e que o fizeram aterrissar sem danos maiores a 250 km da fronteira na região desértica de Tabas (nordeste). Segundo um importante parlamentar iraniano, citado na segunda-feira pela TV estatal, o avião seria colocado à disposição das forças armadas do país. "Estamos terminando de decifrar os códigos" do avião e "a próxima etapa será sua reprodução", afirmou Parviz Sururi, encarregado da subcomissão parlamentar de segurança nacional iraniana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)