(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Câmara dos EUA aprova orçamento de US$ 690 bi para Pentágono


postado em 26/05/2011 21:36

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos, dominada pelos republicanos, aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que prevê um orçamento de 690 bilhões de dólares para as forças armadas americanas em 2012.

A medida ainda tem que passar pelo Senado, de maioria democrata, e o presidente Barack Obama já se mostrou contrário à proposta.

O texto foi aprovado depois de dois dias de debates e após o exame de 150 emendas, por 322 votos contra 96.

Os 690 bilhões de dólares incluem 119 bilhões para operações em solo estrangeiro, principalmente no Afeganistão.

Entre as medidas adotadas figura uma emenda que exige que os supostos terroristas detidos pelos Estados Unidos sejam julgados em tribunais militares.

O governo de Obama ameaçou vetar a lei caso esta seja adotada com determinadas medidas, inclusive a que afeta os acusados de terrorismo presos em Guantánamo.

O texto também abriga uma medida polêmica sobre o financiamento de um segundo tipo de turbina para o avião de combate F-35, futura peça de destaque do arsenal aéreo americano.

Os republicanos controlam a Câmara de Representantes desde janeiro, mas o Senado segue dominado pelos aliados democratas de Obama.

Paralelamente, os legisladores rejeitaram nesta quinta-feira uma emenda que previa a retirada das forças americanas do Afeganistão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)