(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROLA NA ESCOLA - COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

Projeto trabalha a leitura por meio da socialização para estimular a capacidade interpretativa

Colégio Magnum Cidade Nova promove anualmente o projeto Vai e Vem de Leitura; veja como funciona a atividade


postado em 03/10/2015 06:00

Estudantes compartilham suas experiências de leitura em sala de aula(foto: Marianne Souza/Divulgação)
Estudantes compartilham suas experiências de leitura em sala de aula (foto: Marianne Souza/Divulgação)

Os livros são os grandes aliados da educação. A leitura, uma das maneiras mais antigas e eficientes de adquirir conhecimento, oferece muitas e grandes vantagens, como melhora do aprendizado e da memória, aprimoramento da capacidade interpretativa e de raciocínio, estímulo da imaginação e aumento da concentração, entre outras. Os motivos para manter um livro sempre em mãos são muitos.
Pausa nos estudos da turma do ensino médio, para ouvir as histórias recitadas pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental(foto: Marianne Souza/Divulgação)
Pausa nos estudos da turma do ensino médio, para ouvir as histórias recitadas pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental (foto: Marianne Souza/Divulgação)

Para incentivar os alunos a adentrarem cada vez mais no mundo da literatura, o Colégio Magnum Cidade Nova promove anualmente o projeto Vai e Vem de Leitura. A atividade começa com a escolha dos títulos que serão lidos. Depois, as crianças leem umas para as outras e também para outras turmas. Na segunda etapa, a garotada escolhe um funcionário para ouvir e avaliar as histórias contadas. Nesse “vaivém”, a leitura ganha um novo sentido de unir e aproximar as pessoas, além de trabalhar entonação, ritmo e tom de voz dos pequenos.

A última edição do projeto ocorreu em setembro. Os alunos do 2º ano do ensino fundamental compartilharam suas experiências de leitura em sala de aula e entregaram cartas desejando boa sorte aos colegas que farão o Enem este ano. O objetivo da atividade foi proporcionar uma troca, que tem ampliado a experiência de cada um como leitor e como ouvinte, além de dar uma pausa nos estudos dos alunos da 3ª série do ensino médio, para que eles esqueçam um pouco da pressão das provas que se aproximam.
Pausa nos estudos da turma do ensino médio, para ouvir as histórias recitadas pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental(foto: Marianne Souza/Divulgação)
Pausa nos estudos da turma do ensino médio, para ouvir as histórias recitadas pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental (foto: Marianne Souza/Divulgação)

BOA AÇÃO Os alunos recebem elogios e críticas da sua leitura, uma rica oportunidade de crescimento, amadurecimento e construção de preciosos valores. Além de serem conduzidos a momentos de descobertas e também de muita preparação.

Letícia Tainara de Almeida Marques, de 8 anos, adorou a atividade. “Foi muito legal! Li para um colega o livro Tico e os lobos maus e entreguei uma cartinha falando para ele ficar tranquilo, não ficar desesperado que vai dar tudo certo.”

Já Matheus de Pinho Generoso Rocha, também de 8, leu o livro Mito grego: Pégaso, o cavalo voador. “Um colega da minha sala disse para os alunos que vão fazer o Enem que a gente deseja tudo de bom para eles. Li um livro para um menino e entreguei uma cartinha desejando boa sorte. Foi muito legal!”, conta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)