Estado de Minas - Acompanhe as últimas notícias sobre Minas Gerais, economia, política, nacional, internacional, ciência e tecnologia Guri

SIGA O EM

Natação proporciona disciplina, concentração e é uma excelente pedida para refrescar

Nadar faz bem e traz aprendizado, desenvolvimento e diversão. Esses quesitos não podem nunca faltar na rotina das crianças

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 933484, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Arquivo pessoal', 'link': '', 'legenda': 'Para Augusto Urbano, de 9 anos, a nata\xe7\xe3o lhe deu mais f\xf4lego para outras atividades f\xedsicas', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/10/03/693707/20151001085044789372o.jpg', 'alinhamento': 'left', 'descricao': ''}, {'id_foto': 933485, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Augusto Urbano', 'link': '', 'legenda': '', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/10/03/693707/20151001085053596208o.jpg', 'alinhamento': 'left', 'descricao': ''}]

postado em 03/10/2015 06:00 / atualizado em 01/10/2015 08:53

Estado de Minas

Arquivo pessoal

Aprendizado, desenvolvimento e diversão. Três coisas que não podem nunca faltar na rotina das crianças. E, se em sala de aula os pequenos podem entrar no mundo do conhecimento por meio de atividades lúdicas e brincadeiras, se divertindo enquanto aprendem, no esporte não é diferente. Afinal, quem não gosta de uma piscina bem grande para se divertir e se refrescar?

Mas além do lazer, as piscinas são valiosas na evolução da criançada. Por isso, a natação é um dos esportes mais populares e indicados para os pequenos, como explica Pedro Duarte Sena, professor de natação. "Ela oferece benefícios multifatoriais, entre eles, aspectos fisiológicos, psicossociais e cognitivos."

Boa para todas as idades, a prática do esporte pode começar bem cedo. "A iniciação deve ser feita respeitando a especificidade de cada criança. Em geral, recomendo a partir dos 8 meses."

Augusto Pinheiro Urbano, de 9 anos, nada desde os 3. "Amo fazer natação, principalmente porque me faz relaxar." Segundo ele, o esporte tem ajudado em várias áreas. "Sinto ter mais fôlego para atividades esportivas e maior concentração para tudo o que vou fazer." Paula Pinheiro Borges, mãe do Augusto, atesta os benefícios que a natação trouxe para o filho. "Notei nitidamente a melhora do preparo físico, além de ele estar está mais disciplinado e concentrado.".

O garoto pratica duas vezes por semana, em aulas com cerca de 50 minutos de duração. Paula acompanha de perto todas as aulas. “Acho importante acompanhar tudo o que se relaciona à educação, pelo fato de trabalharmos mutuamente junto ao professor nas dificuldades, podendo motivar a criança ao progresso. Acho lindo ver o Augusto nadar.”

Escolher uma escola ou academia para as crianças não é uma tarefa tão simples quanto parece. Para Pedro, é necessário atenção na pesquisa pelos estabelecimentos. "A escolha não deve ser baseada em informações publicitárias. Os pais devem procurar referências antes de qualquer decisão. Deve-se procurar um profissional capacitado e a criança deve sentir confiança no ambiente e no professor", alerta.

Além da melhora na concentração, disciplina, condicionamento físico e desenvolvimento do corpo, já que as diferentes modalidades trabalham todos os grupos musculares, a natação também pode ajudar no tratamento de algumas doenças, como obesidade, diabetes, disfunções do sistema cardiorrespiratório (como asma e bronquite), déficit de atenção e hiperatividade.

São tantos os benefícios que não poderia ser diferente: Augusto indica a natação para toda a criançada: "É muito bom nadar, me faz bem, me sinto mais forte, e outras crianças também podem sentir essas sensações boas".
Augusto Urbano
Tags: guri
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600