(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Laboratório de BH poderá realizar exames toxicológicos em motoristas

Testes passaram a ser obrigatórios em março de 2016 e pretendem fiscalizar o uso de drogas por motoristas de ônibus, vans, carretas e caminhões


postado em 20/09/2017 10:55 / atualizado em 20/09/2017 13:37

O credenciamento de um laboratório de Belo Horizontedo para a realização de exames toxicológicos em candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e motoristas já habilitados para a condução de ônibus, vans, caminhões e carretas deve diminuir a espera pelos testes em Minas Gerais.

O laboratório é o primeiro do estado que adquiriu a permissão concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

Os exames toxicológicos passaram a ser exigidos após a publicação de alterações na Lei Federal 13.103/15, que determina a obrigatoriedade dos testes para habilitados e candidatos às categorias C,D e E.

Alguns departamentos estaduais, como o Detran em Minas Gerais, conseguiram liminares em primeira instância que suspendem a obrigatoriedade dos exames.

Contudo, a resolução 583/16 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina a obrigatoriedade do exame toxicológico para obter ou renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D ou E, está em vigor desde março%u200B de 2016 em Minas Gerais. 

As exigências dos exames toxicológicos foram adotadas pelo Ministério do Trabalho, que determinou aos empregadores o envio dos resultados dos testes ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em casos de demissões e contratações de motoristas.

Os testes toxicológicos consistem na identificação do uso ou não de drogas pelos motoristas de ônibus, vans, caminhões e carretas nos três meses que antecederam os exames. A presença de substâncias psicoativas, como anfetaminas, cocaína e maconha, podem ser apontadas pelo exame.

As análises são feitas a partir da amostra de cabelo ou de pelos do corpo. Atualmente, após a coleta de informações, as análises são enviadas aos Estados Unidos e o laudo médico é reenviado ao Brasil cerca de 15 dias depois. 

Com o credenciamento, o CEO do Laboratório Labfar, com sede em Belo Horizonte,  o professor Robson Santos, acredita que a realização dos exames em BH vai reduzir o prazo de entrega do resultado do exame para, no máximo, uma semana.

*Sob supervisão do editor Benny Cohen


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)