(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

TST propõe mediação para suspender greve em hospitais universitários

Em Belo Horizonte, a paralisação atinge o Hospital das Clínicas. Funcionários devem se manifestar até as 12h sobre proposta do tribunal


postado em 19/09/2017 20:17 / atualizado em 19/09/2017 21:33

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) fez, nesta terça-feira, uma proposta de suspensão da greve dos empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em todo o país. O órgão se dispôs a mediar uma conversa entre a empresa e os funcionários caso estes supendam o paralisação até as 12h desta quarta-feira. Na capital mineira, o Hospital das Clínicas, no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste, aderiu ao protesto, que foi motivado pelo impasse no processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho.

De acordo com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), a greve permanecerá até que uma assembleia seja convocada e a decisão seja revogada em votação. Se os trabalhadores decidirem pelo fim da paralisação, o Tribunal tem 30 dias, que podem ser prorrogáveis por mais 30, para que um acordo seja feito entre as partes. Se não houver, poderá ser instaurado processo de dissídio, ficando a cargo da Justiça do Trabalho a decisão sobre as reivindicações.

Na tarde desta terça-feira, cerca de 100 pessoas, de acordo com a assessoria do Hospital das Clínicas, fizeram uma manifestação. Cerca de 1,7 mil trabalhadores são vinculados à Ebserh. "Ainda não temos o número de pessoas que aderiram à greve. Mas estamos trabalhando com cerca de 50% da equipe para atender as urgências e emergências", diz Jussara Griffo, diretora da Condsef. A decisão foi tomada por unanimidade na segunda-feira, durante um encontro nacional da categoria, em Brasília.

Posicionamento

Em nota, a Ebserh informou que recorreu à Justiça do Trabalho para que os serviços prestados à população continuem sendo prestados e que a negociação ainda está sendo feita com os empregados. "A estatal continua na direção de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais, preservando e reforçando o papel estratégico desempenhado por esses centros de formação de profissionais na área da saúde e de prestação de assistência à saúde da população."

A empresa também disse que, neste ano, convocou 3.784 concursados e que o compromisso de chamar os aprovados no prazo foi cumprido. "Somente para o HC-UFMG, desde 2014, foram convocados 2.608 profissionais, dos quais 1.653 foram contratados para a unidade. A instituição acredita no bom senso da categoria, para que os serviços prestados à sociedade não sejam afetados", diz o texto.

*Estagiário sob supervisão do editor Roney Garcia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)