(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veja o que abre e fecha no feriado da Independência em BH

Serviços públicos, comércio e bancos vão sofrer mudanças no quadro de horários. Estabelecimentos comerciais têm liberdade para definir seu funcionamento e devem garantir direitos a funcionários que trabalharem


postado em 05/09/2017 18:53 / atualizado em 05/09/2017 20:18

(foto: Leandro Coury/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Coury/EM/D.A Press)
Belo Horizonte já está em ritmo de feriado prolongado e, a partir de quinta-feira, começam as mudanças nos horários de funcionamento de alguns serviços na capital. A brecha no calendário, em função do 7 de Setembro (data em que se comemora a Independência do Brasil), altera a oferta de serviços públicos e muda a rotina em estabelecimentos comerciais e em bancos.

No comércio, por exemplo, o funcionamento é facultativo. A medida foi definida por meio da convenção coletiva 2017/2018, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, exclusivamente para a quinta-feira, dia do feriado. O texto, que abrange os comerciários de Belo Horizonte, não se aplica, no entanto, ao comércio atacadista de tecidos, vestuário e armarinho; e comércio varejista de  gêneros alimentícios, maquinismos, ferragens, tintas, material de construção,  automóveis e acessórios, que possuam convenção coletiva específica. 

Já aos funcionários que trabalharem nesse dia deve ser assegurado o pagamento de jornada extra, caso seja feita, com o adicional de 100%. Além disso terão R$ 40 para alimentação (valor que deverá ser creditado na folha de pagamento do mês), bem como vale-transporte e folga compensatória. 

 

A Prefeitura de Belo Horizonte também divulgou os horários de funcionamento de serviços públicos no feriado prolongado. Confira abaixo:

BH Resolve

- Fechado na quinta e sexta-feira. Não há expediente aos sábados e domingos.

Defesa Civil

- Funcionamento normal, todos os dias, 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. Os telefones são: 199 e 3277-8864. 

 

Equipamentos Culturais

 

Funcionam: 

- Casa do Baile funciona normalmente, de quinta a domingo, das 9h às 17h. 

- Museu Histórico Abílio Barreto funciona normalmente, de quinta a domingo, das 10h às 17h.
- Museu de Arte da Pampulha funciona normalmente de quinta a domingo, das 9h às 18h.
- Casa Kubitschek abre normalmente, de quinta a domingo, das 9h às 17h.

Não funcionam:
 

- Museu da Moda não funciona nos dias 7 e 8. Funciona normalmente no sábado e no domingo, das 10h às 14h.
- Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte não funciona de quarta a domingo.
- Museu da Imagem e do Som não funciona de quinta a domingo.

Limpeza Urbana

- No dia 7 de setembro, quinta-feira, haverá serviços de coleta domiciliar, coleta seletiva, coleta de resíduos de saúde, plantão de serviços de multitarefa, plantão de varrição na Savassi e nas áreas Central e Região Hospitalar, além do funcionamento das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs).
  
- No dia 8 de setembro, sexta-feira, todos os serviços de limpeza urbana serão realizados normalmente na capital.

Parques e Zoológico

- Parque das Mangabeiras funciona normalmente nos dias 7 e 8 (das 8h às 17h)
- Mirante das Mangabeiras funciona normalmente nos dias 7 e 8 (das 9h às 17h)
- Parque da Serra do Curral funciona normalmente nos dias 7 e 8 (das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h)
- Parque Municipal Renné Giannetti funciona normalmente nos dias 7 e 8 (das 6h às 18h)
- Outros parques administrados pela Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica funcionam normalmente nos dias 7 e 8 (das 7h às 18h).
- Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário da Bacia do Rio São Francisco funcionam normalmente nos dias 7 e 8 (das 8h às 17h, com entrada permitida até 16h).
- Parque Ecológico da Pampulha funciona normalmente nos dias 7 e 8 (das 8h30 às 18h, com entrada permitida até 17h). Os parques fecham, como de costume, na segunda-feira, para manutenção.

Postos de Informação Turística

- Centro de Atendimento ao Turista Álvaro Hardy – Veveco (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855, São Luís) funciona de quinta a domingo, das 8h às 17h.
- Centro de Atendimento ao Turista (Rodoviária Praça Rio Branco, Centro) funciona de quinta a domingo, das 8h às 17h. - Centro de Atendimento ao Turista
– Mercado das Flores (Avenida Afonso Pena, 1.055, Centro) permanece fechado para reforma. - Centro de Atendimento ao Turista
– Mercado Central (Avenida Augusto de Lima, 744, Centro) funciona na quinta-feira das 8h às 13h. Funciona na sexta-feira e no sábado, das 8h às 16h20, e no domingo, das 8h às 13h.

Saúde

- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Municipal Odilon Behrens, Central de Internação, Samu e laboratórios das UPAs funcionam normalmente, durante 24 horas por dia.
  
- Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMs) - Na quinta-feira funcionam na parte da manhã com plantão de feriados. No turno da noite, o expediente será normal. Na sexta-feira, funcionam na parte da manhã com escala mínima. No turno da noite o expediente será normal.

- Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno (SUP) funciona com expediente normal na quinta e sexta-feira.

- Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) funcionam com escala de plantão na quinta-feira e na sexta-feira.

- Centros de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), laboratórios de zoonoses, sedes dos distritos, nível central (gerência de assistência à saúde e gerência de urgência), Centros de Convivência, Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Referência a Saúde do Trabalhador (CERSAT), Centro de Treinamento e Referência (CTR), Unidades de Referência Secundária (URSs), Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), Centro Municipal de Oftalmologia (CMO), Centros de Reabilitação (Creabs), Centros de especialidades odontológicas (CEO), a farmácias distritais e a alta complexidade - Na quinta-feira não funcionam. Na sexta-feira, funcionam das 7h às 17h.

- Academias da Cidade não funcionam na quinta-feira. Na sexta-feira, funcionam das 7h às 16h.

- Serviço de Atendimento ao Viajante não funcionam na quinta-feira. Na sexta-feira, funciona das 8h às 17h.
  
- Central de Atendimento a Liminares (CAL) e Centro de Esterilização de cães e gatos não funcionam na quinta e nem na sexta-feira.

Segurança

- Guarda Municipal trabalha normalmente na quinta e na sexta-feira.
- Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) funciona normalmente, exceto para atendimento ao público, na quinta e na sexta-feira.

Segurança Alimentar e Nutricional

- Banco de Alimentos (Rua Tuiutí, 888, Padre Eustáquio) não funciona de quinta-feira a domingo.

- Central de Abastecimento Municipal (Rua Maria Pietra Machado, 125, São Paulo) funciona na quinta-feira, das 7h às 13h. De sexta-feira a domingo, o funcionamento é normal.

- Direto da Roça não funciona na quinta-feira e na sexta-feira tem funcionamento facultativo. Funciona normalmente no sábado e no domingo.

- Feira Coberta do Padre Eustáquio (Rua Pará de Minas, 821, Padre Eustáquio) funciona na quinta-feira, das 7h às 13h. Funciona normalmente de sexta-feira a domingo.

- Feira de Orgânicos não funciona na quinta-feira e na sexta-feira tem funcionamento facultativo. Funciona normalmente no sábado.
  
- Feiras livres funcionam normalmente.

- Feira Modelo da Savassi (Rua Tomé de Souza, entre Av.Cristóvão Colombo e Rua Pernambuco) não funciona nesta quinta-feira.
  
- Mercado do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro) funciona na quinta-feira, das 8h às 13h. Funciona normalmente de sexta-feira a domingo.

- Restaurantes populares I, II, III e IV. Não funcionarão na quinta-feira. Funcionam normalmente na sexta-feira. Não funcionam no sábado e no domingo.

- Sacolões Abastecer Funcionam na quinta-feira, das 7h às 13h. Funcionam normalmente de sexta-feira a domingo.

Shoppings

- BH Shopping - No dia 7 de setembro, as lojas e os quiosques do shopping funcionarão das 14h às 20h. Na sexta-feira, o funcionamento é normal.

- Diamond Mall - No dia 7 de setembro, as lojas e os quiosques do shopping funcionarão das 14h às 20h. Na sexta-feira, o funcionamento é normal.

- Minas Shopping No dia 7 de setembro, as lojas e os quiosques do shopping funcionarão das 14h às 20h. Na sexta-feira, o funcionamento é normal.

- Pátio Savassi - No dia 7 de setembro, o shopping funcionará das 10h às 20h. Na sexta-feira, o funcionamento é normal.

- Shopping Cidade - No dia 7 de setembro, as lojas e os quiosques do shopping funcionarão das 10h às 16h. Na sexta-feira, o funcionamento é normal.

- Shopping Del Rey - No dia 7 de setembro, as lojas e os quiosques do shopping funcionarão das 10h às 20h. Na sexta-feira, o funcionamento é normal.

- Shopping Estação BH - No dia 7 de setembro, o shopping funcionará das 10h às 20h. Na sexta-feira, o funcionamento é normal.

Trânsito e Transporte

Todas as linhas do transporte coletivo convencional operam na quinta-feira com quadro de horário de feriado. Na sexta-feira, o quadro horário é atípico.

*Estagiário sob supervisão


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)