(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cartaz em república com apologia ao estupro e violência contra mulher gera polêmica

Quadro pendurado em uma casa de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, fala dos 'direitos e deveres' dos moradores. Post viralizou na internet


postado em 24/08/2017 14:46 / atualizado em 24/08/2017 22:38

Clique na foto para ampliar e ler o cartaz(foto: Reprodução/Facebook)
Clique na foto para ampliar e ler o cartaz (foto: Reprodução/Facebook)
Um cartaz pendurado na parede de uma república em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, vem provocando revolta nas redes sociais. O quadro que “atesta os direitos e deveres dos moradores” da casa faz apologia ao estupro e à violência contra a mulher. Cita, por exemplo, no artigo 3º que “nunca se deve bater em uma mulher. Ela pode gostar”. O artigo 15º diz que “é vedada toda e qualquer recriminação ao morador que embebedar uma mulher para pegá-la”. Imagem das regras foi postada nas redes sociais e teve vários compartilhamentos e posicionamentos contrários. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade federal da cidade emitiu nota de repúdio. Já a República DaNação pediu desculpas pelo ocorrido e informou que queimará o cartaz.

A polêmica em torno do cartaz se espalhou pelas redes sociais depois que a imagem foi postada pela página Spotted Feminista UFSJ, no Facebook. O espaço foi criado para publicar relatos, denúncias e desabafos sobre situações de assédio, abuso, violência contra as mulheres e práticas machistas. Rapidamente o post viralizou e teve centenas de compartilhamentos.

Ao tomar conhecimento da situação, o Diretório Central dos Estudantes da UFSJ emitiu nota de repúdio. “O cartaz divulgado estimula um CRIME contra a dignidade sexual, previsto no artigo 215 do Decreto-Lei no 2.848 do Código Penal: 'Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima'. Cartazes como esses legitimam e perpetuam a violência de gênero, que mata mulheres todos os dias no Brasil e no mundo”, diz o texto. “Isso não é uma brincadeira, isso não é engraçado, isso é CRIME”, completou.

Com a repercussão negativa, os responsáveis pela república se manifestaram sobre o caso. “Às vezes nunca paramos para ler aquilo que escrevemos ou algo que está ali na nossa frente há tanto tempo. Agradecemos à pessoa que fotografou e à página que divulgou um cartaz – que estava pendurado numa parede da nossa casa – por nos fazer refletir e por nos fazer reler com cuidado aquele desagradável conteúdo”, escreveram.

A república também admitiu o erro e pediu desculpas às mulheres. “Erramos por um dia ter colado este cartaz numa parede dentro da nossa casa. Erramos por ter convivido tanto tempo sem nos incomodar com o conteúdo deste cartaz machista. Temos família, esposas, namoradas, irmãs, mães e filhas. Não gostaríamos que elas fossem tratadas da forma como aquele cartaz sugere. Pedimos desculpas a todas as mulheres que já frequentaram a nossa casa e tiveram a desagradável experiência de ler aquele cartaz”, afirmaram. Por fim, comentaram que irão queimar o cartaz.

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)