(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festival de Gastronomia em Tiradentes apresenta tuk tuk mineiro

Evento completa neste ano a sua 20ª edição. Atração extra é proposta pelo Senac, que montou na praça da rodoviária um tuk tuk


postado em 20/08/2017 14:59 / atualizado em 20/08/2017 16:11

(foto: Alexandre Farid/divulgação)
(foto: Alexandre Farid/divulgação)
A 20ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Campo das Vertentes, continua no próximo fim de semana, de 25 a 27, com atrações como aulas e cozinha ao vivo, palestras e a oferta de pratos criados especialmente para o evento, que traz como tema a culinária mineira de raiz.

Na cidade histórica, restaurantes locais e convidados oferecem ao público receitas como arroz de costela, ragu de maçã de peito com ora-pro-nóbis, bambá de couve, panturrilha de porco assada no caldo de hortaliças do quintal e muitas delícias mais. Atração extra é proposta pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac), que montou na praça da rodoviária um tuk tuk, inspirado no meio de transporte comum em países asiáticos, para propor uma experiência gourmet diferenciada a duas pessoas escolhidos entre o público, duas edições diárias (almoço e jantar).

"A ideia é a interação e promover o projeto Primórdios da cozinha mineira, que faz um trabalho de resgate e valorização de ingredientes locais como o queijos, mel, Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC'S) e muitos outros", revela Ronie Peterson, chef que comanda a cozinha do trailer da versão mineira de tuk tuk e prepara ao vivo refeições compostas de couvert, entrada, prato principal e sobremesa. Tudo em uma mesa montada na praça e com direito a serviço de maître e garçom, digno de um restaurante estrelado.

"Servimos taco de queijo do Caraça crocante com mel de candeia, sopa de mandioquinha com azeite mineiro, posta de bacalhau com creme de taioba, sorvete de coco queimado. Tudo harmonizado com bebidas também de origem mineira como fermentado de jabuticaba, cachaça e hidromel", descreve o chef.

Contemplado com o almoço, o casal Henrique e Paola Passarini, de Juiz de Fora, caracterizou a ação como sensacional. "Mandaram muito bem na ideia de reportar ingredientes da culinária mineira. Fiquei muito satisfeito e surpreso com a perfeita combinação de bacalhau com taioba", disse ele. O Festival segue até o próximo domingo com programação de números superlativos: 92 atrações gastronômicas, 185 profissionais da área nas cozinhas e 30 programas culturais, incluindo shows musicais, artes cênicas e cinema.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)