SIGA O EM

Mães organizam 'mamaço' em apoio à mulher que denuncia constragimento em shopping

Segurança teria impedido a consumidora de amamentar o filho de quatro meses nos corredores. Estabelecimento nega acusação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 1141773, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Jessica Nery/Divulga\xe7\xe3o', 'link': '', 'legenda': 'Gabrielle Faria \xe9 autora de lei que garante o direito das mulheres de amamentar os filhos no local de sua escolha', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2017/08/12/891421/20170812130011847810e.jpg', 'alinhamento': 'center', 'descricao': ''}]

postado em 12/08/2017 11:58 / atualizado em 12/08/2017 16:19

Celina Aquino /

Jessica Nery/Divulgação
Um grupo de mães se reunirá na tarde deste sábado para um "mamaço" no pátio central do Shopping Del Rey, Região da Pampulha, em Belo Horizonte. O ato é uma resposta à denúncia de uma mulher que teria sido impedida por um segurança de amamentar seu bebê de quatro meses em um dos corredores do estabelecimento comercial. "Queremos mostrar para todas as empresas que não vamos mais permitir que mães passem por esse tipo de constrangimento", anunciou a coordenadora do Grupo Gestar, Gabrielle Faria. O encontro está marcado para as 14h.

Segundo Gabrielle, a mãe em questão, que não quer se identificar, tentou argumentar com o segurança, dizendo que sabia dos seus direitos, mas mesmo assim teve que se retirar. Além disso, a atendente do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) teria confirmado que, pelas normas do shopping, as mulheres só podem amamentar no espaço família e que o segurança teria permissão para tomar as medidas cabíveis. "Isso vai exatamente contra à lei que criamos, que assegura às mães o direito de amamentar no local de sua escolha, ainda que tenha um espaço reservado", pontuou Gabrielle. Pela lei municipal, o estabelecimento onde a mulher for constrangida pode ser penalizado com multa de R$ 500. Já em âmbito estadual, o valor é de R$ 903.

Ainda de acordo com a coordenador do Grupo Gestar, e também integrante do movimento nacional A Hora do Mamaço, essa não é a primeira vez que mulheres são impedidas de amamentar livremente no shopping. Em um dos casos, o segurança teria segurado a mãe pelo braço e a obrigado a se dirigir para o espaço família. "Todas as vezes em que tentamos entrar em contato com o shopping, fomos ignorados", alegou.

Por meio da assessoria de imprensa, o Shopping Del Rey informou que está em andamento um processo interno de apuração, mas já adiantou que não há registro como esse no SAC. De qualquer forma, esclareceu que não existe nenhuma restrição à amamentação no interior do shopping. "Os shoppings contam vom espaço família, onde as mães encontram mais conforto e estrutura para amamentar com tranqulidade, até em respeito às mulheres que não se sentem à vontade para amamentar em público. Mas, independentemente da aprovação da lei, acreditamos que amamentação é livre, é um direito da mãe e da criança, é um ato de amor, é bonito de se ver", acrescentou a assessoria de imprensa.

O Shopping Del Rey esclarece ainda que a amamentação é livre em todas as suas dependências. "O empreendimento reitera que os colaboradores são orientados a respeito dessa diretriz por meio de  treinamentos realizados com as equipes regularmente".
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Emanuele
Emanuele - 12 de Agosto às 23:59
Essa daí parece uma vaca leiteira com peito branco grandes, murchos e caídos dando de mamá a um bezerro no pasto.
 
PorTutatis
PorTutatis - 13 de Agosto às 09:35
Tudo deve ser despeito. Vai ver que ninguém, até hoje, deve ter querido mamar nos seus.
 
Carlos
Carlos - 12 de Agosto às 22:05
Ai, que inveja, que vontade de ter um destes peitões. [Carlos Felipe Guimarães]
 
Fernando
Fernando - 12 de Agosto às 21:40
Mulher amamenta onde quiser, quando quiser, como quiser. E quem não gostar que compre uma máquina do tempo e volte pra idade média.
 
MUDA
MUDA - 12 de Agosto às 18:41
Leite materno é vida !!!? Parabéns pela iniciativa.
 
sandro
sandro - 12 de Agosto às 15:58
tá sendo uma ideia idiota as mulheres gastarem com roupas e sutien ne. Porque nao andam nuas de uma vez na rua e param com essas idiotices de cenas de novela? Depois reclamam que os crimes sexuais estao aumentando. É claro que aumenta. As mulheres nao se preservam mais. O resultado vem pra quem procura ne. Porque que ela nao anda pela rua sem blusa e amamenta sem blusa? Isso quer nao ne
 
geraldo
geraldo - 12 de Agosto às 15:45
Mamaço..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Claudinei
Claudinei - 12 de Agosto às 15:03
Viva o Del Rey ! Amamentar pode não, mas manjar rola no banheiro pode né ! Vergonha desse país fudido.
 
Anão
Anão - 12 de Agosto às 14:37
Se for uma peitaria linda e desejar mostra-los em público, por vontade própria. Eu acho até bom em vê-los.
 
Anão
Anão - 12 de Agosto às 14:36
Se for uma peitaria linda e desejar mostra-los em público, por vontade própria. Eu acho até bom em vê-los.
 
Emanuele
Emanuele - 12 de Agosto às 14:23
Ou você acha que mulher da alta sociedade, fina, educada e culta vai fazer uma palhaçada dessas?
 
Carlos
Carlos - 12 de Agosto às 22:05
Deve ser uma despeitada.
 
Emanuele
Emanuele - 12 de Agosto às 14:23
Aposto que são mulheres pobres, faveladas, desempregadas, abandonadas pelos pais dos filhos e iletradas.
 
FullMetalJacket
FullMetalJacket - 12 de Agosto às 20:32
Olha o nível desta anta....
 
Emanuele
Emanuele - 12 de Agosto às 14:22
Enquanto os maridos delas estão cobiçando outras ou em cima de outras, elas estão usando os peitos para aparecerem, nem que sejam amamentando, porque quem quer amamentar sem aparecer é discreta.
 
Carlos
Carlos - 12 de Agosto às 22:07
Pelo visto, pra vc estar aqui é porque deve ser uma solitária ou, então, o maridão deve estar pegando a vizinha nessa hora.
 
Full
Full - 12 de Agosto às 13:23
Confesso que peitos de fora me incomodam, mas se é para "causar" e perturbar a paz dos coxinhas conservadores, eu apoio esse mamaço!
 
Filipe
Filipe - 12 de Agosto às 13:20
Como ficou claro na reportagem, o referido shopping possui espaço família, destinado também à amamentação, mas como vivemo tempos difíceis, onde o oportunismo político-ideológico se sobrepõe às regras e ao bom senso, a militância não perde a oportunidade.