(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem dia mais quente do inverno, com máxima de 30,1ºC, e entra em alerta por secura

Temperatura máxima foi a maior registrada desde maio, segundo o Inmet. A umidade relativa do ar ficou em 19%. Calor durante o dia deve continuar no fim de semana


postado em 09/08/2017 17:52

Os belo-horizontinos foram surpreendidos nesta quarta-feira com um clima bem diferente da média das últimas semanas. Em meio ao inverno mais rigoroso em décadas, a capital mineira registrou máxima de 30,1ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é a maior marca desde maio.

Para se ter ideia da diferença de temperaturas em relação aos últimos dias, na segunda-feira a máxima foi de 22ºC – oito a menos que a registrada nesta quarta. Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, a massa de ar frio que atuava sobre Minas se dissipou e o clima seguirá mais quente e seco até o fim de semana. “A previsão é de que a temperatura continue aumentando, com os termômetros variando entre 13 e 30 graus", disse Ladeia.

Neste inverno, considerado pelo Instituto Climatempo o mais rigoroso desde 1961, a capital mineira chegou a registrar mínima de 6,1ºC, a menor marca em 42 anos.

Secura


Além do calor, BH voltou a registrar nesta quarta-feira baixa umidade do ar. A média ficou em 19%, índice classificado como estado de alerta segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para reduzir as consequências do clima seco, especialistas recomendam beber muita água, lavar o nariz com soro fisiológico e hidratar a pele. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições saudáveis, incluindo frutas e verduras e usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.

* Sob orientação do editor André Garcia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)