(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte terá manifestação pela paz na Síria

Comunidade síria em Minas vai realizar ato em 15 de agosto na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte


postado em 26/07/2017 06:00 / atualizado em 26/07/2017 08:14

Manifestação inédita no Brasil em prol da paz na Síria, país do Oriente Médio que vive os horrores da guerra civil desde 2011. Será realizado em 15 de agosto, das 10h às 12h, na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, um ato cívico para lançar a semente desse encontro solidário e fazer com que ele se propague por todos os estados e mundo afora. Promovida pela comunidade árabe de Minas e consulado da República Árabe da Síria no estado, a iniciativa deverá reunir cerca de 3 mil pessoas, entre “descendentes, amigos e admiradores”, conforme espera o cônsul honorário Emir Cadar.

“A comunidade síria em Minas é muito grande, mas não sabemos estimar os números exatos. Os primeiros imigrantes chegaram a Minas há 130 anos e foram se espalhando. Além de Belo Horizonte, temos descendentes, já na quarta e quinta gerações, nas cidades-pólo como Governador Valadares (na Região Leste), Montes Claros (Norte), Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberaba (Triângulo) e outras”, informa Cadar. “Queremos ver a Paz na Síria ocorrendo em todo canto, para sensibilizar autoridades mundiais e mostrar solidariedade ao povo sírio”, afirma.

“A guerra dura seis anos e tirou metade da população da Síria. Antes, eram 22 milhões de habitantes e agora apenas 11 milhões. No total, são 400 mil mortos, dos quais 100 mil crianças”, lamenta Cadar. “Vamos dar um grito pela paz, pedir o fim da guerra”, resume o cônsul honorário. Em Minas, desde o começo do conflito, chegaram a Belo Horizonte cerca de 250 refugiados, a maioria residindo hoje na capital.

ARAMAICO A programação no dia 15, feriado comemorativo da Assunção de Nossa Senhora, terá a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela banda da Polícia Militar, e da Síria, a cargo do coral Fran Pax. Em seguida, será cantado o Pai-Nosso em aramaico, língua que era falada por Jesus, enquanto serão lançados balões brancos. “Temos, na Síria, duas cidades que ainda falam o aramaico”, conta o cônsul honorário. O programa inclui ainda apresentação de uma dança típica árabe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)