(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Piloto de aeronave que caiu em Pará de Minas estava com habilitação suspensa, diz Anac

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a habilitação do piloto estava suspensa desde 2010 por causa de um outro acidente com a aeronave


postado em 25/07/2017 14:16 / atualizado em 25/07/2017 15:48

Ver galeria . 11 Fotos Aeronave atingiu um poste e uma casa antes de cair na cabeceira do aeroportoCorpo de Bombeiros/Divulgação
Aeronave atingiu um poste e uma casa antes de cair na cabeceira do aeroporto (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )

O subtenente reformado André Barbosa Silva, de 72 anos, da Polícia Militar, não tinha permissão para pilotar a aeronave que pilotava, de prefixo PP-XCF, que caiu em Pará de Minas, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, nessa segunda-feira. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a habilitação do piloto estava suspensa desde 2010 por causa de um outro acidente com o avião.

Segundo a Anac, quando acontece um acidente a habilitação é automaticamente suspensa por 180 dias. Nestes casos, o piloto tem que entrar com uma comprovação documental e passar por exames médicos para comprovar se sua saúde  foi afetada com o ocorrido. De acordo com o órgão, a operação está parada e a habilitação suspensa.

No Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) consta que o Certificado de Aeronavegabilidade venceu em 31 de março de 2005. O avião não está em nome do piloto e teria sido adquirido em 26 de julho de 2000 pela pessoa que aparece como dona do aparelho. Como a aeronave é experimental, não será feita uma investigação por parte de órgãos federais ligados à Força Aérea Brasileira (FAB) sobre as causas do acidente dessa segunda-feira.



A aeronave prefixo PP-XCF, caiu na cabeceira da pista do Aeroclube de Pará de Minas, na Rua Salinas, Bairro Santos Dumont, no Centro-Oeste de Minas. O acidente foi filmado por uma testemunha. O militar, que estava sozinho, foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado consciente para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, na cidade. O em.com.br tentou contato com a unidade de saúde para saber o estado de saúde do militar, mas os funcionários disseram que não podem passar essas informações.

De acordo com o capitão Adelmo Francisco Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, o subtenente teve fraturas expostas nas duas pernas. Ele foi retirado dos destroços da aeronave e imobilizado, não correndo risco de morrer. Oliveira contou que o piloto fazia o procedimento de pouso, quando atingiu um poste com a asa direita. Em seguida, atingiu o telhado de uma casa. A aeronave perdeu parte da cauda e caiu na cabeceira da pista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)