(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Memorial Minas Gerais Vale oferece programação dedicada às crianças

Com direito a kit com lanterna, lupa, binóculo e espelho para explorar o local, museu oferece programação para férias. No roteiro, oficinas de engenhoca e de games


postado em 23/07/2017 06:00 / atualizado em 23/07/2017 08:05

Na quarta-feira, a oficina de invenção desafiou a criançada que foi ao museu na Praça da Liberdade a soltar a imaginação e fabricar seus próprios bonecos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Na quarta-feira, a oficina de invenção desafiou a criançada que foi ao museu na Praça da Liberdade a soltar a imaginação e fabricar seus próprios bonecos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Hora de descansar e relaxar. Podemos nos sentar ao pé da árvore! Que árvore diferente é essa? Olhe para cima e observe seus galhos. E essas flores, de que são feitas? Quer colher alguma? O que será que tem dentro delas? “Veja, são palavras que foram escritas por Guimarães Rosa. Qual é o trabalho do escritor? Você conhece algum escritor? Qual é o livro de que mais gosta? Desafio: Conte uma história ou recite uma poesia.” Esse é o primeiro desafio proposto pelo mapa interativo para crianças do Memorial Minas Gerais Vale. Com uma lanterna, uma lupa, um binóculo e um espelho, os pequenos desbravadores podem descobrir o museu de uma forma diferente. Os pais ou responsáveis são convidados a entrar na brincadeira guiando a turminha com o mapa nas mãos.

Júlia Vitoria Batista, de 7 anos, pegou logo a sacola do kit na recepção do museu para começar a sua aventura e vencer os oito desafios. Acompanhada do pai, Marcelo Felipe Lima Costa, de 28, ela começou a programação em família na Praça da Liberdade. “Em período de férias, a meninada quer sair. Todos ficam eufóricos para passear. Tenho o hábito de trazê-la para conhecer os museus. Fomos ao CBB e depois viemos pra cá. Ainda não cumprimos nenhum desafio do kit, mas a proposta é muito legal”, aprova o pai.

O agente penitenciário Afonso Henrique, de 34, levou a família de Sete Lagoas, Região Central de Minas, para conhecer as obras, e os desafios não poderiam faltar. Na companhia dos pequenos Gabriel e Carolina, de 7 e 8 anos, o kit tornou a visita ainda mais interessante. “Usamos tudo da sacola. Eu gostei do binóculo”, pontuou Gabriel. “Às vezes, esse tipo de programação se torna chata para a criança, já que ela não tem muita paciência. Mas, com os itens da expedição, podemos interagir com eles e com o museu de forma didática”, disse.

O Memorial Minas Gerais Vale realiza mais uma edição das “Férias Divertidas no Memorial”, com uma programação totalmente gratuita e dedicada às crianças. Além do kit, a criançada poderá escolher atividades como oficina de engenhocas e criação de games para se divertir durante a tarde. Quarta-feira, ocorreu a oficina de “Inventação”, que desafiou os pequenos a construírem um dos brinquedos mais antigos da história da humanidade. Os irmãos Victor e Yamin Godoi, de 7 e 11, participaram e fabricaram bonecos. “É a primeira vez que venho com os meninos. Achei muito bacana, bastante livre para eles usarem a imaginação. Já estou ligada para as próximas oficinas”, comentou a mãe, Raquel Godói, de 41. A filha mais velha também aprovou e levou para casa uma linda ‘fadinha’, produzida por ela nos dois últimos dias. “Ontem, fizemos o desenho e hoje o boneco. Gostei muito de participar. Aqui, os professores nos deixam livres para usar a nossa criatividade”, comentou.

O gerente de marketing do Museu Memorial Minas Gerais Vale pontua a importância de levar a criançada ao local. “É legal, pois torna a ida ao museu um hábito. As crianças precisam saber que aqui é um espaço de lazer, de cultura. E, com as nossas atividades, podem encarar (a cultura) com o seu próprio olhar, e não com o olhar dos pais”. As atividades não acabam por aí.

Para a esta semana, o museu programou a oficina “criando games” com o intuito de unir o prazer de jogar à capacidade criativa de construir histórias, além de dar às crianças a oportunidade de perceber e repensar o espaço do museu por meio da oficina “plantando vozes e cultivando gestos”. A programação conta também com outras atividades que precisam de inscrições prévias, e podem ser conferidas pelo site: www.memorialvale.com.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)