(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festival Gentileza agita a Praça Floriano Peixoto, em BH

Segunda edição de festival que pretende estimular o diálogo e a empatia agita desde sexta-feira a Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia


postado em 22/07/2017 06:00 / atualizado em 22/07/2017 07:18

Atividade na praça em frente a uma espécie de portal de feito de fitas coloridas: evento conta com programação musical e ocorre até as 19h (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press. )
Atividade na praça em frente a uma espécie de portal de feito de fitas coloridas: evento conta com programação musical e ocorre até as 19h (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press. )

Gentileza: substantivo feminino que se refere a uma ação nobre, distinta ou amável. Com o objetivo de inspirar um comportamento mais cuidadoso entre as pessoas, visando contribuir para uma melhor vida urbana, a Praça Floriano Peixoto é palco desde sexta-feira da segunda edição do Festival Gentileza, que vai até amanhã. A programação conta com aulas de Kundalini Yoga, piquenique, feiras de publicações independentes e de design, rodas de histórias e outras atividades que prometem inspirar a praticar a gentileza no cotidiano.

Este ano, o tema do festival é “Tempo, cidade e arte”. A ideia surgiu ainda em 2016, a partir de reflexões da primeira edição e da obra Before I Die, da artista Candy Chang, cujo painel interativo foi preenchido inteiramente no primeiro dia. “No ano passado, discutimos a gentileza em relação ao belo-horizontino. Após um ano de pesquisa e das atividades de observação do último encontro, percebemos que as pessoas escutam pouco. Elas estão afoitas pela fala, precisando colocar para fora suas emoções, mas nem sempre o diálogo tem sido fácil”, diz Patrícia Tavares, idealizadora do projeto. “A partir dessa percepção, trabalhamos nesta segunda opção. Somos diariamente consumidos pela pressão do ‘tempo’, que gera mais conflitos e menos gentileza com o próximo. É tudo ‘pra ontem’”, acrescenta.

Portal

Uma espécie de portal feito de fitas coloridas com frases gentis está de volta e foi instalado na praça para que as pessoas entrem – literalmente – no clima que o projeto propõe. Na tarde de ontem, centenas de pessoas já experimentaram o portal sensorial do festival. Diana Junqueira, de 38 anos, formada em relações públicas, se encantava pelas mensagens e aproveitou para tirar uma selfie. “Isso me inspira imensamente. Olha só a fita que achei: ‘troque certezas por sonhos’. É bem isso né? A vida é feita de sonhos e realizações”, afirma. A arquiteta Renata Rocha, que participa da organização do evento, foi uma das criadoras do famoso portal: “A primeira versão foi no ano passado e o portal tornou-se a marca registrada do festival. É uma experiência visual, tátil e de reflexão”, diz a arquiteta.

O Festival é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, da Fundação Municipal de Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso e com o patrocínio da Unimed-BH. Os coletivos Benfeitoria, Nossa Grama Verde, Quartoamado, Beagá Cool, Micrópolis, Cine Growlere Mordô Coletivo Gourmet também foram alguns dos convidados a fazerem intervenções na praça a partir da pergunta “o que você gostaria de fazer para a cidade?” O objetivo é convidar e inspirar as pessoas a praticarem gentileza no seu dia-a-dia, multiplicando as ações e provocando mudanças efetivas.

São três dias com uma programação leve para estimular a troca de experiência. Na área musical, haverá apresentação dos artistas Desvio, Mustache e os Apaches, Iconili, Marcos Frederico Quinteto, Raquel Coutinho, Ná Ozzetti com Patrícia Bastos e Dante Ozzetti. A dança e as artes visuais também estarão presentes na programação. Na inauguração do evento, o som ficou por conta do “Encontro de Chorões”, que agitou o fim da tarde na praça. À noite, ocorreu o Cine Growler Club, com a exibição de filmes mineiros.

Serviço: Festival Gentileza
Data: Hoje e amanhã
Local: Praça Floriano Peixoto
Horário: Das 8h às 19h


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)