(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas precisa vacinar 4 milhões de pessoas para ultrapassar meta de imunização da febre amarela

Campanha atingiu 80% da população mineira, sendo que a meta do Ministério da Saúde é de 95%. Sem a imunização, o surto pode ter retorno em algumas áreas


postado em 30/06/2017 15:54 / atualizado em 30/06/2017 22:35

Vacinas estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS)(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Vacinas estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

O período de dois meses sem notificação de casos de febre amarela em Minas Gerais não suspende o alerta contra a doença no estado. Foram registrados, desde o início do ano, 446 casos, além de 159 mortes, o que levou o país registrar a pior epidemia da enfermidade desde os anos 1980. A preocupação é com a imunização dos moradores.

Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que aproximadamente 4 milhões de pessoas ainda não foram vacinadas. A campanha atingiu 80% da população mineira, sendo que a meta do Ministério da Saúde é de 95%. Sem a imunização, o surto pode ter retorno em algumas áreas.

A menor cobertura vacinal está em três regiões do estado. Na Regional de Saúde de Pouso Alegre, no Sul de Minas, a imunização atingiu 64,13% da população. Em Manhumirim, na Zona da Mata, atingiu apenas 64,88%, e em São João del Rei, no Campo das Vertentes, 65,53%. Para tentar atingir a meta, a SES fez uma parceria com os municípios.

“Temos diversos trabalhos que estão sendo realizados refentes à vacinação da febre amarela. Essa ação é realizada pelos municípios em parceria com a SES. Estamos fazendo um monitoramento rápido de cobertura vacinal para o público. A pesquisa de campo é para saber se todas as pessoas foram vacinas. Quando é identificado alguém não imunizado, fazemos a vacinação. Também estamos fazendo a varredura de casa em casa na zona rural para verificar o cartão de vacina”, explicou a coordenadora de Imunização da SES-MG, Eva Lídia Arcoverde Medeiros.

O levantamento já mostrou que cerca de 4 milhões de pessoas ainda não foram imunizadas. “Falta esse número para atingirmos 100%, mas não vamos chegar até o número total, porque há várias pessoas que têm alergia. Mesmo assim, elas devem procurar um posto de saúde para o médico fazer a avaliação”, comenta a coordenadora.

Eva Lídia faz um alerta às pessoas que não se vacinaram: “Quando a gente tem um número grande de pessoas que não são vacinadas, essas pessoas estão suscetíveis a pegar a febre amarela. Então, tem o risco de um novo surto e epidemia por febre amarela. Portanto, é de grande importância procurar a vacinação”, disse. “A população deve conferir o cartão de vacina e procurar a unidade de saúde mais próxima da residência. O estado inteiro tem área de recomendação da imunização por causa da febre. Então, não são apenas as pessoas que moram nas zonas rurais que devem se vacinar”, completou.

As vacinas estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os postos do estado. Vale lembrar que desde abril, o Ministério da Saúde passou a adotar dose única da vacina contra a febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país, segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados da doença

A febre amarela se espalhou rapidamente por Minas Gerais no início deste ano. Foram registradas 1.147 notificações da forma silvestre. Do total, 446 foram confirmados. Já em relação às mortes, foram 209 registros, sendo que 159 foram confirmados. No último caso confirmado, o paciente teve o início dos sintomas em abril. Depois disso houve o registro de outro caso, mas importado do estado do Mato Grosso. Essa pessoa teve início dos sintomas em maio.

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)