(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro fim de tarde do inverno marca reabertura do Mirante das Mangabeiras

Estação começa com mínima de 13,4ºC em BH, dentro da média, mas meteorologista prevê que as temperaturas subirão a partir de julho por causa de massa de ar quente


postado em 22/06/2017 06:00 / atualizado em 22/06/2017 08:02

Grupo de amigos aproveitou a tarde para curtir o frio e a vista de BH no Mirante das Mangabeiras no primeiro dia de inverno(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Grupo de amigos aproveitou a tarde para curtir o frio e a vista de BH no Mirante das Mangabeiras no primeiro dia de inverno (foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Tomando um bom vinho italiano, acompanhado de queijos finos e presunto cru, o casal Sandra Helena Pipper, de 46 anos, e Bruno César Ribeiro, de 36, aproveitou o primeiro dia de inverno para fazer um piquenique no Mirante das Mangabeiras, na Região Centro Sul de Belo Horizonte. “Tenho muita dificuldade com o calor, me sinto melhor e mais disposto com temperaturas baixas. Quando acabar o inverno aqui em BH, vou voltar para o frio da Itália”, comentou Bruno, que trabalha como advogado na região da Bolonha.  O casal e os belo-horizontinos que gostam de inverno devem mesmo aproveitar esse início de estação: segundo meteorologistas, a previsão é de que as temperaturas se elevem a partir de julho no estado.


A mínima registrada ontem na Grande BH foi de 13,40C, semelhante à do primeiro dia de inverno do ano passado. Mas, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, as temperaturas desta estação tendem a ser maiores que as do último ano. Ele afirma que, em 2016, o planeta estava sob influência do fenômeno El Niña, que provoca no Hemisfério Sul uma baixa maior das temperaturas entre os meses de junho e agosto. “No momento, Minas está sob efeito de uma massa de ar polar com nebulosidade, mas ele prevê que a partir de julho as medições devem ficar entre 2 e 3 graus acima da média, devido a uma massa de ar quente”, diz. Ontem, o Sul de Minas registrou, em Maria da Fé, a menor temperatura do estado: 90C.


(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
No Mirante do Mangabeiras, Sandra e Bruno César não eram os únicos a desfrutar do primeiro dia de inverno, um dos pontos mais frios da capital. Muitos visitantes, porém, reclamaram do horário de funcionamento restrito do local. Desde ontem, o mirante passou a fechar às 17h em vez das 22h. O motivo, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, é a falta de vigias. A promessa é de que novos funcionários serão contratados em breve. A pedagoga Aline Rezende, de 33, lembra que no inverno o pôr do sol fica mais bonito.“É uma pena que o mirante feche às 17h, pois teremos que ir embora antes do crepúsculo”, lamenta. Acostumado com o calor do Rio de Janeiro, o carioca Raphael Queiroz, de 21, também aproveitou para curtir o frio no mirante. Ele lamentou apenas não ter podido descer na tirolesa, que ontem estava fechada.

* Estagiária sob supervisão do editor André Garcia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)