(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saiba como sugerir mudanças no trânsito da sua região em Belo Horizonte

Parte das alterações feitas pela BHTrans na circulação de veículos é feita por sugestão da comunidade - caso de rua no São Pedro. Empresa sustenta que faz análise técnica


postado em 21/06/2017 06:00 / atualizado em 21/06/2017 07:40

No Bairro São Pedro, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o grande fluxo de veículos em uma rua com carros estacionados nos dois lados levou moradores a cobrar da BHTrans mudanças na circulação. Depois de estudos, a empresa finalmente resolveu atender o pedido e alterar a mão na Rua Raul Pompeia, o que ocorreu ontem. A participação da população é uma das maneiras para que o trânsito seja modificado na capital.

As sugestões podem ser feitas por moradores por meio dos canais de atendimento da BHTrans – central de atendimento telefônico (número 156), no portal da empresa na internet ou pessoalmente no BH Resolve, no Bairro Buritis (Região Oeste). O pedido é estudado por técnicos da autarquia, que avaliam a viabilidade da interferência. Além disso, agentes da empresa podem fazer um projeto caso identifiquem algum problema ou queiram aumentar a segurança em determinado trecho.

Depois de uma triagem dos pedidos, uma vistoria pode ser agendada para a elaboração do parecer, que pode deferir ou indeferir a sugestão. A promessa da BHTrans é responder ao usuário da mesma forma que ele fez o contato (telefone, carta ou e-mail) em aproximadamente 60 dias.

No caso da Rua Raul Pompeia, primeira das mudanças em cinco regiões de Belo Horizonte feitas esta semana, um trecho da via passou a ser mão única entre as ruas Major Lopes e Raimundo Correia. Após sugestão da comunidade, um projeto operacional foi finalizado em 2015.

Para decidir mudar a circulação no local, a BHTrans levou em conta ainda os fechamentos do cruzamento na Rua Major Lopes de quem descia pela Raul Pompeia, o estreitamento da via com os estacionamentos dos dois lados e os constantes acidentes no cruzamento com a Raimundo Correia.

Para a autônoma Rose Braga de Oliveira, de 37 anos, que trabalha no bairro, a alteração vai melhorar a circulação. “Nos horários de pico, os cruzamentos acabavam fechados porque tinha muita gente querendo entrar na (Rua) Major Lopes e na (Rua) Viçosa para chegar na Contorno. Tem muitas escolas por perto também e agora vai ficar mais organizado”, afirma. Morador do bairro, o engenheiro Pedro Horta Ribeiro, de 36 anos, aposta numa redução de acidentes. “Leva um tempo para as pessoas se acostumarem, mas o número de batidas no cruzamento com a Rua Raimundo Correia eram frequentes e devem melhorar daqui em diante”, disse.

MÃO ÚNICA Hoje, dois bairros terão mudanças, o Liberdade, na Pampulha, e o Lindéia, no Barreiro. No primeiro, será implantada mão única e inversão do sentido de circulação na Rua  Noraldino de Lima, entre Rua Professor Magalhães Penido e Avenida Antônio Carlos, neste sentido. No Bairro Lindeia, será implantada mão única na Rua dos Pinhos, entre Rua Vitória Régia e Rua Violeta dos Alpes.

No Bairro Nova Cintra, na Região Oeste de Belo Horizonte, as alterações entram em vigor amanhã na área próxima ao Cemitério Parque da Colina. A Rua Condor passará a ser mão única entre a Rua Padre José Maurício e Rua Regina. A Rua Tombador também terá mudança, entre a Rua Condor e Rua Santarém (Praça Cardeal Arco Verde), nesta direção. A Rua Padre José Maurício vai passar a ser mão única entre a Rua Santarém e a Rua Condor. O mesmo acontece em dois pontos da Rua Santarém, entre a Rua Condor e a Rua Tombador, neste sentido, e entre a Rua Tombador e Rua Condor, nesta direção. Por último, a Rua Sêneca, entre Rua Tombador e Rua Condor, vira mão única neste sentido.

A última mudança vai ocorrer no Bairro Coqueiros, na Região Noroeste de Belo Horizonte. A Rua Tenente Serpa vai passar a ser mão única entre a Rua Leni Amaral e Rua Castelo Nuevo, nesta direção. O mesmo ocorrerá com a Rua Belmiro Cruz, entre Castelo Nuevo e Rua Piuma, neste sentido. Já a Rua Piuma passa a ser mão única entre Belmiro Cruz e Rua Colina.

Como sugerir alterações


» Moradores podem usar os canais de atendimento da BHTrans para sugerir alterações na circulação.

» São eles: Central de Atendimento Telefônico (156), portal da autarquia na internet (www.bhtrans.pbh.gov.br) e visita pessoal ao BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, Centro) ou à sede da empresa, na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900 (Bairro Buritis). O contato pode ser feito também por carta ou nas secretarias de administrações regionais.

» A BHTrans promete fazer triagem e avaliação técnica para responder em aproximadamente 60 dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)