(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Congresso propõe Escola Brasileira de Espeleologia para estudar grutas e cavernas em Minas

Minas tem grande parte de suas 6,2 mil cavidades vulnerável. Escola irá fomentar e unificar o conhecimento sobre as grutas e cavernas de todos os estados


postado em 17/06/2017 06:00 / atualizado em 17/06/2017 07:59

Cursos d'água subterrâneos são apenas uma das maravilhas ocultas nas cavidades (foto: Edésio Ferreira EM DA Press)
Cursos d'água subterrâneos são apenas uma das maravilhas ocultas nas cavidades (foto: Edésio Ferreira EM DA Press)
Cordisburgo – A cada 2,5 cavernas e grutas registradas no Brasil, uma está em Minas Gerais, mas muitas das cerca de 6,4 mil cavidades rochosas mineiras que se destacam no cenário de 16,4 mil nacionais ainda estão desprotegidas, por estarem fora de parques, à mercê de degradação ambiental, da ação de mineradoras, do impacto de estradas clandestinas e da falta de conhecimento sobre a sua existência. Em meio a esse cenário, ganha força no 34º Congresso Brasileiro de Espeleologia, que termina amanhã em Ouro Preto, a criação da Escola Brasileira de Espeleologia, um ambiente que pode fomentar e unificar o conhecimento sobre as grutas e cavernas de todos os estados, trazendo regras mais firmes e uniformes para a preservação e conhecimento dessas formações. Uma das atividades que têm unificado o interesse dos amantes das cavernas nacionais é justamente a imersão na grande diversidade de cavidades rochosas de Minas.

A equipe de reportagem do Estado de Minas acompanhou uma das turmas de espeleólogos que vieram de vários estados até uma das cavernas símbolo dessa luta pela preservação, a Gruta da Morena, em Cordisburgo, na Região Central de Minas, que, apesar de não estar dentro de um parque, ainda está conservada, graças ao seu isolamento no cerrado. A gruta calcária é a maior em um raio de 100 quilômetros da capital mineira e, mesmo em propriedade privada, tem sido invadida. No início deste ano, dois adolescentes entraram na cavidade sem autorização e um deles se perdeu. Os bombeiros foram acionados, mas como uma operação dessas em uma caverna necessita de pessoas que conheçam os túneis e salões, um espeleólogo precisou ser chamado de BH para ajudar no resgate do menor que ficou um dia preso no escuro entre as paredes úmidas.

“A Gruta da Morena é uma das maiores cavernas acessíveis perto de BH, e evoluiu pelos desabamentos do teto que deram passagem a água de um rio e da chuva, que foram penetrando pelo calcário da rocha”, conta o diretor da Sociedade Brasileira de Espeleologia, Luciano Faria. De acordo com ele, um caso raro entre as cavernas mineiras que são abertas à visitação. “Temos, por exemplo, no Parque do Peruaçu (Norte de Minas), cavernas tão ou mais imponentes do que esta, mas que estão dentro de um parque e por isso são protegidas. Nesta, o que evita a entrada de visitantes é o isolamento, e isso é o que tem mantido essa relativa conservação”, alerta. “Proteção semelhante poderia ocorrer aqui também, porque num parque a área em volta e acima da caverna é preservada de desmatamentos, de estradas e outros tipos de ações que trazem impactos para dentro da caverna e podem interferir decisivamente nessas formações”, ressalta.

 

Uma gruta protegida
pela própria natureza


 

Para entrar na Gruta da Morena é preciso romper por um cerrado fechado, que na seca é puro espinho e nas chuvas, terreno escorregadio. Mas, frente à boca enorme de rochas da cavidade, percebe-se sua integral harmonia com o meio natural, trazendo tanta umidade que a mata do entorno é sempre verdejante. Porém, logo na entrada já há alterações feitas pelo homem, como escadarias de madeira e degraus escavados no solo por uma equipe de produção cinematográfica e por intrusos. Mas no interior ainda está preservada uma profusão de vida, com bagres e outros peixes, grilos, aranhas, mariposas e morcegos.

As formações rochosas são também impressionantes, com sequências esguias e tortuosas de estalagmites e estalactites, que indicam justamente por onde a água passou, pingando do teto. Em alguns lugares na parede há também escorrimentos desse material calcário, conhecidos em grutas turísticas como véu de noiva, que formam fluxos de cristais cintilantes às lanternas. Seguindo para o interior avistam-se outras formações cristalinas e um rio subterrâneo, completamente protegido por estar dentro da caverna.

“Minas é muito rica em cavernas, tem uma diversidade geológica muito grande. São calcárias, de minério de ferro, de quartzito...”, enumera a também diretora da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) Teresa Maria Aragão. Com os aventureiros que foram conhecer a Gruta da Morena, ela considerou ser muito importante a reunião dos vários grupos de espeleologia do Brasil no congresso. “Trouxemos vários trabalhos e palestras voltados para a preservação das cavernas, para a bioespeleologia, que é o estudo dos animais das cavernas, a geologia, a parte turística ou ambiental. A espeleologia no Brasil é pouco conhecida, apesar de interferir com várias áreas do saber, como a biologia, a paleontologia e a arqueologia. Ou seja, temos a história do planeta Terra dentro das cavernas”, considera.

Para uma das organizadoras do congresso, Débora Lara Pereira, da Sociedade Excursionista Espeleológica (SEE) – uma das mais antigas do Brasil, completando 80 anos –, a importância de o congresso ocorrer em Ouro Preto é justamente a proximidade das vários tipos litológicos (de rochas) das cavidades. “Temos cavernas ferríferas, de quartzito, de mármore, de calcário, entre outras. E temos também a discussão de um tema novo, que é a profissão de espeleologista. O destaque principal é a formação da Escola Brasileira de Espeleologia”, considera. De acordo com a SBE, essa discussão objetiva maior profissionalismo e disseminação do conhecimento e ensino sobre as cavernas nacionais.

O estudante de geologia Tom Morita, integrante do Grupo de Espeleologia da Universidade de São Paulo (USP), conta que seus colegas vieram em peso em uma excursão de 10 pessoas participar do congresso. “Tivemos uma experiência muito diferente em termos de formações geológicas. É muito diferente do que vemos na região de São Paulo, como no Parque Estadual do Alto Ribeira”, conta. “Coisas, por exemplo, relacionadas à sedimentação, às rochas das quais as cavernas se formam. São muito antigas aqui e a gente vê algumas estruturas e estratificações que são difíceis de se ver com tanta clareza no nosso estado”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)