(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mulher que matou grávida para tirar o bebê em Ponte Nova é condenada a 34 anos de prisão

Júri popular durou cerca de 10 horas e chegou ao fim na noite desta terça-feira. Juíza não concedeu direito de a acusada recorrer em liberdade


postado em 07/06/2017 11:48 / atualizado em 07/06/2017 13:03

Gilmária sentou no banco dos réus e foi condenada pelo crime bárbaro(foto: Folha de Ponte Nova)
Gilmária sentou no banco dos réus e foi condenada pelo crime bárbaro (foto: Folha de Ponte Nova)
Mais de 34 anos de cadeia em regime inicial fechado. Essa foi a pena definida pela Justiça de Ponte Nova, na Zona da Mata, para Gilmária Silva Patrocínio, de 34 anos, que assassinou a jovem Patrícia Xavier da Silva, em junho de 2015, que na época tinha 21 anos e estava grávida, para retirar seu bebê que estava prestes a nascer. O crime bárbaro que chocou a população de Ponte Nova pela brutalidade completa dois anos no fim deste mês.

O júri popular comandado pela juíza Dayse Baltazar, da 1ª Vara Criminal e da Infância e Juventude de Ponte Nova, durou cerca de 10 horas. Gilmária foi condenada a 34 anos, um mês e 23 dias de prisão pelo homicídio com quatro qualificadoras: motivo torpe, mediante dissimulação, com emprego de meio cruel e para assegurar a execução de outro crime.

Além disso, os jurados também entenderam que ela é culpada pelos crimes de colocar em perigo a vida ou a saúde de outras pessoas, ocultação de cadáver, subtração de incapaz e por dar parto alheio como próprio. A juíza não deu à condenada o direito de aguardar o recurso em liberdade, portanto, ela segue na cadeia.

Gilmária foi presa pela Polícia Civil no dia 1º de julho de 2015 e confessou o crime. Para os investigadores, ela disse que tinha inventado uma falsa gravidez e precisava de uma criança como forma de segurar o marido. Como sabia quem era Patrícia e já a conhecia, ela criou um plano para atraí-la e cometer o crime.

Segundo a Polícia Civil, a jovem tinha uma consulta em um hospital da cidade e Gilmária a abordou na saída da unidade, com uma conversa de que daria roupas para a criança e também tinha um berço para doar. No local do crime, se armou com um pedaço de madeira e atingiu a jovem na cabeça, além de amarrá-la com uma bolsa.

Patrícia desmaiou com o golpe. Para esconder a vítima, Gilmária usou uma caixa d'água vazia. Depois desceu até uma construção, pegou uma fita crepe, uma lâmina e voltou até o local. Ainda pegou o pedaço de madeira e deu outro golpe, dessa vez no pescoço da vítima, que causou uma hemorragia. Em seguida, amarrou a vítima com fita crepe e amordaçou Patrícia. Com uma lâmina, fez incisão na barriga e no útero e pegou a criança, segundo contou, na época das investigações, o delegado Silvério Rocha.

No início das investigações, um andarilho que estava na região onde ocorreu o crime também chegou a ser preso, mas o inquérito desenvolvido pela Polícia Civil indicou que Gilmária agiu sozinha.

Espaço destinado à população que queria acompanhar o julgamento ficou lotado(foto: Folha de Ponte Nova)
Espaço destinado à população que queria acompanhar o julgamento ficou lotado (foto: Folha de Ponte Nova)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)