(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros fazem operação de prevenção de incêndios em lojas de BH

Na operação Alerta Vermelho, cerca de 200 militares percorrem estabelecimentos no Centro da capital para verificar itens de segurança


postado em 01/06/2017 11:23 / atualizado em 01/06/2017 12:58

Primeira etapa da operação tem caráter educativo e busca orientar os comerciantes(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Primeira etapa da operação tem caráter educativo e busca orientar os comerciantes (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Militares do Corpo de Bombeiros realizam, na manhã desta quinta-feira, a primeira etapa de uma operação de prevenção de incêndios no comércio do Centro de Belo Horizonte. Batizada de Alerta Vermelho, a ação ocorreu das 8h30 às 12h. Mais de 300 estabelecimentos receberam a visita dos militares, que orientaram os comerciantes sobre uma série de medidas de segurança.

Segundo o coronel Erlon Botelho, do 1º Comando Operacional, responsável pelas operações dos bombeiros na área central de Belo Horizonte, 200 militares se dividiram em 34 equipes, cada uma acompanhada de um vistoriador técnico. Eles percorreram as lojas orientando os comerciantes sobre as medidas de segurança para evitar incêndios, e também como obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento emitido após a verificação das medidas de segurança instaladas conforme o Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP). Foram verificados extintores, hidrantes, alarmes e outros sistemas de detecção de incêndio.

Conforme o balanço divulgado pela corporação no início da tarde, 303 locais foram vistoriados. Mais de 80% deles estão com os sistemas preventivos em dia, sendo que o restante precisa fazer pequenas correções. “A operação teve caráter educativo, mas nós observamos sistemas preventivos, em especial extintores, sinalizações de emergência e saídas com algum tipo de obstrução. Os comerciantes foram orientados a deixar essas saídas livres, para facilitar o fluxo em caso de um incêndio”, detalhou o coronel Erlon. 
Bombeiros vistoriam itens de segurança nas lojas, como extintores(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Bombeiros vistoriam itens de segurança nas lojas, como extintores (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)

Proprietário de uma loja de utensílios domésticos na Rua Curitiba, Rodrigo Dias Vilela Lima disse que a situação no estabelecimento está regularizada e avaliou positivamente a visita dos militares. “Com certeza foi proveitosa. Ainda mais que vieram com a intenção de orientar, não já querendo multar”, comenta. Ele recebeu dicas sobre a importância de manter sempre o extintor de incêndio na validade e ter entradas com espaço para que as pessoas possam sair em caso de emergência. No momento da vistoria, ele não estava com o AVCB em mãos, mas localizou o documento posteriormente. “Se a gente não tivesse (o documento), era só providenciar para no caso de vistoria futura estar com ele em mãos”, diz Rodrigo, repetindo a orientação que recebeu dos militares.

Comerciantes receberam panfletos com dicas de segurança e sobre como regularizar o imóvel(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Comerciantes receberam panfletos com dicas de segurança e sobre como regularizar o imóvel (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Ainda na Rua Curitiba, os bombeiros passaram pela loja de materiais de costura onde Márcio José Janeiro é gerente. O local está dentro dos padrões. “A gente tem essa preocupação. Para nós foi muito bom, porque tivemos nossa dedicação reconhecida. Eles disseram que no nosso estabelecimento está tudo tranquilo. A gente trabalha no Centro e fica preocupado (com os riscos), é bom saber que está seguro. Verificaram extintores, hidrantes, mangueiras, lâmpadas”, explica.

Ainda de acoro com o coronel Erlon Botelho, a ideia da ação é reforçar uma cultura de prevenção entre os comerciantes. A segunda etapa deve ser realizada ainda neste mês. “A nossa ideia é fazer no final do mês de junho em outra região de Belo Horizonte e, em julho, em Contagem”, adianta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)