(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parque da Serra do Curral volta a funcionar, mas Travessia da Serra segue sem previsão

Principal atrativo da unidade de conservação, caminhada pela crista do maciço rochoso está fechada há mais de um ano


postado em 30/05/2017 09:40 / atualizado em 30/05/2017 10:07

Unidade abre de terça a domingo das 8h às 17h, com entrada permitida no máximo até 16h(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Unidade abre de terça a domingo das 8h às 17h, com entrada permitida no máximo até 16h (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Depois de mais de três meses fechado, o Parque da Serra do Curral, no Bairro Mangabeiras, Centro-Sul de Belo Horizonte foi reaberto na manhã desta terça-feira, às 8h, e as pessoas já estão retomando as atividades no local. O acesso é livre até o mirante 3, usando a estrada ou a trilha até o ponto de observação que está aberto. O motivo do fechamento era o risco de transmissão da febre amarela, durante surto da doença em Minas Gerais.

A parte não comemorada da reabertura é que o principal atrativo da unidade de conservação segue sem previsão de ficar novamente disponível ao público. É a trilha Travessia da Serra, caminhada pela crista da Serra do Curral que traz uma vista privilegiada de Belo Horizonte entre os mirantes 3 e 8.

Fechada em abril do ano passado para passar por estudos de segurança, a trilha já completa mais de um ano bloqueada e a expectativa é que fique ainda mais tempo dessa forma, depois que foi descoberta uma espécie rara de cacto no local. A Prefeitura de BH sustenta que enquanto não for feito um estudo de preservação da espécie, a abertura não pode ser feita, sob o risco de desaparecimento do cacto.

Além disso, a travessia entre os mirantes 8 e 10, com a chegada pela crista da serra até o Parque das Mangabeiras também está fechada. Nesse caso, o motivo são as obras de contenção da serra conduzidas pela mineradora Vale, cujo prazo de conclusão é este ano.

Os engenheiros Márcio Melone, 57 anos, e Sérgio Maciel, de 54, estiveram nesta manhã no parque e gostaram da reabertura. Sérgio tinha ido ao local pela primeira vez no último dia antes do fechamento por conta da febre amarela e voltou hoje. “É um lugar muito bom, com um visual muito bonito e um contato com a natureza muito bacana. É difícil de ter um espaço desse em BH, organizado dessa forma”, afirma.

Com uma ótima impressão do local, ele aguarda a liberação da trilha Travessia da Serra para conhecer o principal atrativo do parque. “Essa caminhada deve ser maravilhosa e com certeza tem que abrir logo”, completa.

Sérgio Maciel (direita) espera pela reabertura da Travessia da Serra para testar a caminhada(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Sérgio Maciel (direita) espera pela reabertura da Travessia da Serra para testar a caminhada (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)