(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Blitz da saúde oferece exames gratuitos na Praça da Liberdade, em BH

Exames oculares para detecção inicial de glaucoma, aferição de pressão arterial, orientação ao fumante, prevenção de quedas de idosos, além de testes rápidos de sífilis estão na lista de serviços


postado em 27/05/2017 10:46 / atualizado em 27/05/2017 10:57

Multidão chegou cedo à Praça da Liberdade em busca dos serviços e formou uma enorme fila(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Multidão chegou cedo à Praça da Liberdade em busca dos serviços e formou uma enorme fila (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Muita gente chegou cedo neste sábado, na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, em busca de serviços de prevenção na área de saúde. Em um evento gratuito, organizado pelo Hospital de Olhos Rui Marinho, estão sendo oferecidos exames oculares para detecção inicial de glaucoma, aferição de pressão arterial, orientação ao fumante, prevenção de quedas de idosos, além de testes rápidos de sífilis, doença sexualmente transmissível que pode acarretar complicações oculares em gestantes, bebês, jovens e adultos de todas as idades. Os atendimentos vão até às 15h.

Esse é o segundo ano da Blitz do Combate à Cegueira de BH. A primeira edição da realizou 752 exames de triagem. De cada 10 examinados, dois foram considerados suspeitos de glaucoma. Destes suspeitos, 80% desconheciam a situação. Do total de pessoas avaliadas, 10% nunca haviam ouvido falar do problema e 50% não iam ao oftalmologista há mais de dois anos. No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão.

"Este ano, nosso enfoque informativo busca a atenção primaria à saúde, alinhando prevenção da cegueira com outros cuidados, como as infecções sexualmente transmissíveis, o tabagismo e a hipertensão. Isso porque a visão de muitas pessoas tem sido afetada em consequência dessas patologias. Precisamos conscientizar a população que tanto o cuidado primário dessas doenças, quanto a visita ao oftalmologista são fundamentais para o combate à cegueira", destaca Dr. Marcus Vinicius, oftalmologista e diretor clínico do Hospital de Olhos Rui Marinho.

A iniciativa agradou quem diz ter pouco tempo para cuidar da saúde. Um deles, o comerciante Augusto Cesar Pinheiro Botelho, de 23 anos, lembrou que hoje em dia as pessoas se envolvem de modo geral com o trabalho e atividades de estudo que deixam o cuidado com a saúde de lado. "Eu estava passando na praça e resolvi perguntar se era uma ação social. Então decidi participar. Fiz a aferição de pressão e o teste rápido de sífilis. Está tudo ok", disse, lembrando da relevância do projeto. Em relação à sífilis, por exemplo, doença que está sendo tratada como epidemia no país, ele lembrou o quão importante é a oferta gratuita do teste rápido, especialmente porque muitas pessoas ainda se recusam a usar o preservativo durante a relação sexual.

O evento tem o apoio da Sociedade Mineira de Cardiologia, responsável por aferição de pressão arterial e orientação sobre hipertensão, e da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte. Por meio da Coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais da PBH serão fornecidos 200 testes rápidos de sífilis. Já a Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da PBH está informando sobre o combate ao tabagismo e prevenção de quedas de idosos em casa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)