(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comunidade espera por restauração

Moradores se mobilizaram para a compra do prédio, pela prefeitura, e sempre tiveram esperança de que ele voltasse a abrir as portas revitalizado


postado em 27/05/2017 00:12 / atualizado em 27/05/2017 08:04

Morador de Cachoeira do Campo e autor de livros sobre Ouro Preto, Alex Bohrer,  professor de história da arte e iconografia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), destaca que o Casarão da Praça, como é conhecido pelos moradores, é o único que restou no distrito. “A comunidade se mobilizou muito para a compra do prédio pela prefeitura, e sempre existe muita esperança de que ele seja restaurado”, afirma o autor de Ouro Preto: Um novo olhar (2011) e da obra lançada recentemente sobre as igrejas e capelas dos 12 distritos do município.

Para Bohrer, as autoridades poderiam reservar um espaço, no prédio, para atividades culturais e preservação da memória. Ele destaca a relevância da história de Cachoeira do Campo no cenário nacional. Afinal, foi dentro da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, ainda em construção em 1708, que o português Manuel Nunes Viana (1670-1738) se sagrou, por aclamação popular, primeiro governador das Gerais. Eram tempos da Guerra dos Emboabas e Cachoeira do Campo foi campo da batalha mais sangrenta na disputa pelo ouro. Já em 1720, foi a vez da Sedição de Vila Rica, que teve como expoente Felipe dos Santos (1680-1720), que hoje dá nome à praça principal.

Conforme pesquisas, Cachoeira do Campo começou em 1700 e 1701, quando uma grande fome se abateu sobre os moradores da região das minas, os quais debandaram à procura de alimentos. Pela fertilidade do solo e amenidade do clima, o povoado se tornou, então, um dos centros de produção agrícola das minas de ouro recém-descobertas. O lugarejo atraiu agricultores, fazendeiros, senhores de terra e comerciantes. Começaram, a partir de então, construções pioneiras, entre elas, a ermida no local onde hoje se encontra a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré.
 

ENQUANTO ISSO...

...Promessa de verba ara teatro de Sabará

O diretor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, Robson Almeida, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas, Célia Corsino, e a arquiteta Lívia Fortini fizeram uma visita técnica, na manhã de ontem, ao Teatro Municipal de Sabará, na Região Metropolitana. Em nota, a prefeitura local informou que o prefeito Wander Borges questionou Almeida sobre o atraso dos repasses por parte do governo federal para a obra, “uma vez que há duas medições que ainda não foram pagas”, tendo como resposta que “apesar dos contratempos, os recursos para conclusão estão assegurados”. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)