(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 9 de junho

Ministério da Saúde quer aumentar a cobertura vacina em todo o país. Em Minas, mais de 1,2 milhão de pessoas ainda não foram se vacinar


postado em 26/05/2017 08:46 / atualizado em 26/05/2017 08:58

(foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)
(foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)
Quem ainda não se vacinou contra a gripe terá mais duas semanas para para buscar imunização. O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra até 9 de junho. A decisão procura ampliar a cobertura vacinal no Brasil para cumprir a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários. Até o momento, o país atingiu somente 66,8%, conforme disponível no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Minas Gerais, a cobertura vacinal é de 72,2%. Os números demonstram que, no estado, mais de 1,2 milhão de pessoas ainda não foram se vacinar.

Durante esse período, continuará sendo recomendada a vacinação de idosos (acima de 60 anos), gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, povos indígenas aldeados, população privada de liberdade, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão, dentre outros grupos.

Conforme a SES, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Janaína Fonseca Almeida, alerta que as baixas coberturas vacinais trazem problemas para a saúde de toda a população. Isso porque, com mais pessoas suscetíveis à doença, uma vez contaminados, eles podem infectar um número ainda maior de indivíduos.

Belo Horizonte


Na capital mineira, cinco pessoas morreram em 2017 por Influenza,  todos pelo vírus H3N2, o que tem maior circulação em todo país. Segundo informações da Secretária Municipal de Saúde, até quinta-feira foram notificados 59 casos graves da doença, 29 a mais que balanço divulgado na semana passada. Do total de casos, 45 são pelo vírus H3N2.  

Este ano em BH, os professores foram incluídos no grupo prioritário para receber a vacina. Entretanto, a procura está baixa, com apenas 42,6% de cobertura. Outro grupo que apresenta baixa cobertura são as crianças, com 49,7%, seguido pelas gestantes com 52,5%.

GRIPE A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)