(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo de Minas inaugura Casa da Gastronomia em Belo Horizonte

Espaço fica na Casa de Cultura Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, e deverá servir de referência para o segmento, com encontros e palestras na área


postado em 25/05/2017 12:45 / atualizado em 25/05/2017 12:59

Pimentel esteve acompanhado de alguns secretários e assinou o decreto que trata sobre o programa para incentivar a cadeia gastronômica em Minas(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Pimentel esteve acompanhado de alguns secretários e assinou o decreto que trata sobre o programa para incentivar a cadeia gastronômica em Minas (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
A gastronomia de Minas Gerais, que é referência em todo o Brasil e também em outros países, terá um espaço em Belo Horizonte exclusivo para fortalecer o setor e incentivar a expansão da cadeia de produção.

O governador Fernando Pimentel (PT) assinou na manhã desta quinta-feira um decreto que institui o programa para reforçar o segmento. Como pontapé inicial de uma política estadual voltada aos incentivos para o setor, Pimentel participou da inauguração de um espaço batizado de 'Mineiraria, Casa da Gastronomia', instalado na Casa de Cultura Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, Centro-Sul de BH.

Segundo o secretário de Cultura do estado, Angelo Oswaldo, a expectativa do governo é que o imóvel funcione como uma área de referência para todo o segmento, com várias possibilidades: encontros de chefs de cozinha, museu, palestras, entre outras possibilidades. Tudo isso será definido a partir de uma licitação para escolher uma empresa que irá fazer a gestão do espaço.

“A casa vai estar aberta aos grandes chefs da gastronomia e será administrada por meio de licitação, de maneira que sempre exista um revezamento entre os chefs. Os produtos mais característicos e padronizados da alta gastronomia mineira estarão à disposição do público. Haverá uma parte de dimensão cultural, quase um pequeno museu referenciando os aspectos variados da cozinha mineira e outra parte dimensionando os trabalhos de formação profissional no campo da gastronomia”, afirma o secretário.

O governador Fernando Pimentel destacou que vai ficar a cargo de um conselho curador, composto por integrantes do poder público e da cadeia produtiva, os detalhes que serão implantados no imóvel. “Aqui vai ser um showroom da gastronomia mineira, com eventos famosos para troca de experiências, para convidar quem sabe chefs de outros estados para virem aqui. (O objetivo é) mostrar a importância econômica da gastronomia, além da evidente importância cultural, além do evidente carinho que significa, no caso de Minas Gerais, a produção da comida e dos nossos quitutes, que nos dão orgulho da nossa cozinha”, diz o chefe do executivo estadual.

Atualmente, Minas Gerais conta com 154 eventos gastronômicos e 19 roteiros estruturados nas regiões turísticas do estado ligados às peculiaridades alimentares de cada região, como o queijo, por exemplo. Em todo o estado são 254 produtores de queijo minas artesanal registrados, espalhados nas regiões de Araxá, do Serro, da Serra do Salitre, Cerrado, Canastra, Campo das Vertentes e Triângulo Mineiro.

O deputado Agostinho Patrus Filho (PV), que é o coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, destacou que o setor representa quase 20% do PIB de Minas e é composto por pequenos e grandes empresários. “A gastronomia é uma cadeia que começa no pequeno produtor que tem oito a 10 vacas e que produz queijos espetaculares, aquele que planta seu café, enfim, uma cadeia imensa em Minas Gerais com geração de renda enorme. Que a gente tenha aqui, como costume dos mineiros, uma mesa onde possamos sentar e discutir os assuntos e buscar soluções ligadas ao tema”, afirma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)