(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

De acordo com a SES-MG, a atual cobertura vacinal em Minas Gerais é de 65%, enquanto a meta é imunizar 90% do público prioritário


postado em 23/05/2017 14:30 / atualizado em 23/05/2017 20:41

Vacinação acontece nos 152 centros de saúde de Belo Horizonte(foto: Beto Novaes/EM/D.A PRESS)
Vacinação acontece nos 152 centros de saúde de Belo Horizonte (foto: Beto Novaes/EM/D.A PRESS)
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), termina nesta sexta-feira. Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, Minas Gerais apresentava, até essa segunda-feira, uma cobertura vacinal aproximada de 65% do público prioritário, mas a meta é 90% do grupo de risco, composto, em Minas Gerais, por 5.560.505 pessoas.

Tendo em vista que a meta este ano é alcançar 90% de cobertura vacinal, é preciso reforçar a importância da vacinação. Ainda de acordo com o levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), para alguns grupos, a cobertura é ainda menor que o esperado, como o de crianças, com aproximadamente 50% de vacinados, e gestantes, com cerca de 53%.

Para a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaina Fonseca Almeida, a vacinação contra a influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da forma grave da doença e de suas complicações. "O objetivo da vacinação é reduzir dramaticamente o número de casos graves, hospitalizações e mortes", reforça Janaina.

Conforme o órgão, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em aproximadamente 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Ainda segundo Janaína, quando as pessoas deixam de se vacinar, as consequências não são apenas individuais. "As baixas coberturas vacinais trazem problemas para a saúde de toda a população. Isso porque, com mais indivíduos suscetíveis a doenças, uma vez contaminados, eles podem infectar um coletivo ainda maior de pessoas", alerta a diretora.
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie 
 
RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)