(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bocaiuva celebra sete décadas do eclipse total do Sol

Cidade do Norte de Minas foi o centro do mundo e atraiu para seu território expedição científico-militar norte-americana e os olhos de todo o planeta


postado em 21/05/2017 06:00 / atualizado em 21/05/2017 09:50

Telescópios montados há 70 anos(foto: José Medeiros/Arquivo O Cruzeiro)
Telescópios montados há 70 anos (foto: José Medeiros/Arquivo O Cruzeiro)
Bocaiuva – A população de Bocaiuva, município de 49,8 mil habitantes, no Norte de Minas, comemora desde ontem uma data histórica para a cidade. Há 70 anos, o município chamava a atenção do mundo como principal ponto de observação do eclipse total do Sol  ocorrido em 20 de maio de 1947. A data é lembrada em vários eventos realizados pela prefeitura.

Há sete décadas, Bocaiuva, que então não passava de uma pacata cidade em cuja sede viviam apenas 4 mil pessoas, com ruas empoeiradas, sem água encanada e sem redes de esgoto, foi invadida por uma expedição americana integrada por militares e cientistas, com toneladas de equipamentos. O motivo, como revelou a série “À sombra do eclipse”, publicada pelo Estado de Minas na semana passada: estudos científicos apontaram o município norte-mineiro como melhor ponto de observação do fenômeno astronômico, não só pelas condições meteorológicas, mas também porque seria o local onde a observação seria possível por mais tempo.

Dos telescópios montados na época, restaram bases em concreto e marco do acampamento instalado no distrito de Extrema(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
Dos telescópios montados na época, restaram bases em concreto e marco do acampamento instalado no distrito de Extrema (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
Na ocasião, foi divulgado que o objetivo da missão era fazer estudos e colher dados científicos sobre o eclipse, que durou 3 minutos e 48 segundos. Entre as metas estabelecidas estavam medições sobre a posição de corpos celestes, que ajudariam a testar a chamada Teoria Geral da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein. Mas, na verdade, conforme o EM revelou na série de reportagens, a expedição dos Estados Unidos realizou na cidade norte-mineira também pesquisas de interesse militar.

Entre os principais interesses do Exército americano estavam estudos sobre distâncias intercontinentais, visando a aperfeiçoar a tecnologia do lançamento de mísseis teleguiados. A informação consta de documentos que foram mantidos por décadas em sigilo nos arquivos do governo dos EUA, cujas copias foram obtidas pelo professor Heráclio Tavares, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que desenvolveu pesquisa sobre o assunto em seu mestrado em história social.

A manhã que virou noite

Em 20 de maio de 1947, o céu escureceu às 9h34. Em Bocaiuva, lembram antigos moradores, galinhas foram para os poleiros e muita gente pensou que o mundo iria acabar. No distrito de Extrema, o município recebia grande comitiva de autoridades para acompanhar os estudos sobre o eclipse total do Sol. De acordo com registros de habitantes que testemunharam os acontecimentos, uma das visitantes ilustres da época foi a atriz de cinema americano Rita Hayworth. Segundo os moradores, ela namorava um filho do então embaixador dos EUA no Brasil, Willian Pawley, que esteve na cidade do Norte de Minas por ocasião do fenômeno.

Atraídos por tamanha movimentação, desembarcou na cidade um grande contingente de jornalistas estrangeiros, além de alguns dos nomes mais famosos da imprensa brasileira na época. Um deles foi Eron Domingues, “testemunha ocular da história”, da Rádio Nacional, que fez transmissão ao vivo durante o fenômeno, em cadeia com outras emissoras de rádio. Estiveram na cidade também profissionais como David Nasser e Hélio Fernandes, pela revista O Cruzeiro.

Hoje, no local do antigo acampamento da expedição americana, em Extrema, existem apenas ruínas das bases de concreto usadas para a instalação dos telescópios e outros equipamentos 70 anos atrás. A movimentação da invasão americana ficou guardada na memória de antigos moradores e entrou para sempre para a história de Bocaiuva, embora na cidade não tenham ficado muito mais que lembranças como herança do fenômeno. Como mostraram as reportagens do EM, no município ainda vivem comunidades totalmente à margem de avanços tecnológicos, onde falta até mesmo água potável e saneamento básico para a população.

COMEMORAÇÃO

De acordo com a programação divulgada pela Prefeitura de Bocaiuva, a comemoração dos 70 anos do eclipse total do Sol terá hoje mostra de fotos da época do fenômeno, parte do acervo do Memorial do Eclipse e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. Também está prevista exibição de documentário sobre o episódio, do arquivo da Cinemateca Nacional. A cidade assistirá ainda a uma exposição de modelos de aviões, helicópteros e drones e terá palestras sobre a prática de voo livre.

A série

O Estado de Minas publicou, entre os dias 15 e 17, a série “À sombra do eclipse”, que mostrou como a cidade de Bocaiuva foi invadida, em meados da década de 1940, por missão de cientistas, militares e jornalistas estrangeiros financiada pelo governo norte-americano. O objetivo declarado era fazer observações científicas sobre o eclipse total do Sol, em 1947, mas, na verdade, uma das principais metas foi desenvolver cálculos que direcionariam a tecnologia dos mísseis balísticos intercontinentais, como revelou a primeira reportagem, com base em documentos mantidos em sigilo por décadas pelo governo dos EUA e obtidos pelo pesquisador Heráclio Tavares, da UFRJ.

A segunda reportagem mostrou que a expedição não deixou herança para a cidade, onde comunidades inteiras vivem à beira da miséria, como nos primórdios do século passado, sem nem ao menos acesso a água tratada. A série foi encerrada pela reportagem que revela a segunda invasão da cidade norte-mineira, promovida pela lavoura do eucalipto. A monocultura é apontada como responsável pela extinção de nascentes e veredas no cerrado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)