(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Saúde dá sinal verde para reabertura de parques

O das Mangabeiras recebe estudantes a partir de hoje, mas visitantes em geral terão que aguardar fim de reformas, previsto para junho. O da Serra do Curral e o Jacques Cousteau ainda vão definir datas


postado em 15/05/2017 18:43 / atualizado em 15/05/2017 22:42

Depois de 82 dias, Parque das Mangabeiras reabre para alunos(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Pres)
Depois de 82 dias, Parque das Mangabeiras reabre para alunos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Pres)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), decidiu pela reabertura dos parques das Mangabeiras, Serra do Curral e Jacques Cousteau. Esses locais foram interditados no início do ano de forma preventiva, para proteção da população devido ao surto de febre amarela. A Secretaria decidiu pela reabertura, já que não houve casos contraídos em Belo Horizonte.

Por meio de nota, a secretaria recomendou que "os frequentadores dos parques tenham atenção em relação à vacinação". A PBH promete manter o monitoramento de morte de macacos, na prevenção e controle da febre amarela. Segundo a SMSA, houve redução do número de macacos encontrados mortos em Belo Horizonte.

Dos testes de 45 animais encontrados mortos, 11 deram negativo para a doença, três deram positivos (regionais Venda Nova, Centro-Sul e Oeste) e 31 permanecem pendentes. Outro fator é que em Minas Gerais, nesta época do ano, a situação de surto está sob controle, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

 Como medida preventiva, o Parque Municipal Jacques Cousteau, no Bairro Betânia, foi fechada para visitação em 13 de fevereiro, depois de macacos mortos terem sido encontrados no local. Na ocasião, ações de zoonose foram intensificadas nas imediações para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Com o sinal verde para a reabertura, o parque informou que se reunirá amanhã com a Fundação de Parques Municipais (FMP) e que a reabertura deve ocorrer ainda nesta semana.

O Parque da Serra do Curral, na Região Centro-Sul, também foi interditado por causa do risco da febre amarela. A assessoria de imprensa do parque informou que, mesmo com o decreto da SMSA, o parque passa por reparos e não há previsão para a reabertura para os visitantes.

Já Parque das Mangabeiras, também Região Centro-Sul, será reaberto amanhã para a visitação de alunos da rede municipal de ensino. Porém, depois de 82 dias, não há previsão para a reabertura completa do parque, que segue realizando a manutenção de equipamentos. A visitação está suspensa até, no mínimo, junho.

A SMSA informou que vigilância da febre amarela também continuará sendo realizada em Belo Horizonte, assim como as estratégias de prevenção e controle dentro da rotina estabelecida e de acordo com as diretrizes preconizadas pelo Programa Nacional de Vigilância, Prevenção e Controle da Febre Amarela.

 

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)