(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belotur aposta em festa junina ampliada


postado em 29/04/2017 06:00 / atualizado em 29/04/2017 07:25

As apresentações de quadrilhas são tradicionais no Arraial de Belô, que agora vai extrapolar a Região Centro-Sul e envolver toda a cidade (foto: Samuel Mendes/Reprodução)
As apresentações de quadrilhas são tradicionais no Arraial de Belô, que agora vai extrapolar a Região Centro-Sul e envolver toda a cidade (foto: Samuel Mendes/Reprodução)

O Arraial de Belô cresceu, apareceu e ganha nome completo a partir deste ano: Arraial de Belo Horizonte. “Queremos fazer a festa para toda a cidade e não apenas na Região Centro-Sul. O objetivo é envolver as diversas regionais, além de quadrilhas que se apresentam em colégios, clubes, igrejas e eventos particulares”, disse, ontem, o presidente da Belotur, Aluizer Malab. Uma das novidades da vez é o cadastramento dos grupos que levam música, dança, alegria e tradição aos quatro cantos da capital na temporada de junho. “A atração tem 32 anos, mas as festas juninas existem em BH desde os primeiros tempos da fundação da cidade”, afirma.

O sucesso do carnaval desde ano, que levou cerca de 3 milhões de pessoas às ruas da cidade, conforme a Belotur, serve agora de estímulo para a dinamização dos festejos, que terão como mote a frase “Viva o Arraial de Belo Horizonte”. Assim como no reinado de Momo, os moradores e visitantes terão à disposição aplicativos com a programação completa, além de outros serviços para todo mundo curtir as 38 quadrilhas mais conhecidas na cidade e outras que sabem de cor e salteado o caminho da roça. “É uma atração para envolver todos os setores, como bares, restaurantes supermercados e lojas, enfim, o comércio. Vamos fazer uma plataforma única”, adianta Malab.

O dirigente acrescenta que a expansão das ações de promoção e comunicação do Arraial de Belo Horizonte são necessárias para provocar e estimular as manifestações espontâneas. “Dessa maneira, criaremos uma sinergia entre a população, os turistas e os diversos eventos e formas de expressão espalhados pela cidade, além de fortalecer a cultura popular e a economia local”, explica.

CONCURSO

Conforme a Belotur, as apresentações do concurso de quadrilhas continuam programadas para a Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), no Centro, enquanto as festas, quermesses, circuitos gastronômicos, oficinas e outros projetos associados ampliam a festança e garantem a diversão na capital.

De olho na participação popular, a Belotur já está cadastrando todas as festas juninas da cidade (de rua, Igrejas, clubes, regionais, praças, escolas, espaços culturais ou privados), para criar intensa programação junina “valorizando nossa tradição”, diz Malab, certo de que “a apropriação das festividades, pela população local, gera um movimento que transforma a cidade e as pessoas que vivem este momento. Isso transmite energia e emoção para o visitante, em um cativante envolvimento”. Quem tiver interesse em cadastrar seu evento, basta entrar em contato pelo email arraial.belotur@pbh.gov.br.

enquanto isso...

...edital para artistas

A Belotur informa que, para melhor planejamento do Arraial de Belo Horizonte de 2017, já publicou um edital para cadastramento de artistas, bandas e grupos musicais, locais e regionais interessados em se apresentar nos palcos oficiais do evento, com destaque para o palco da Praça da Estação. O cachê dos selecionados varia entre R$ 3,5 mil e R$ 7 mil. As inscrições poderão ser feitas até 12 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Rua da Bahia, 888, 6º andar, Centro de BH. O edital pode ser consultado no site www.belohorizonte.mg.gov.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)