(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa na próxima segunda

Devem ser vacinados bovinos e bubalinos, independentemente da idade. A campanha vai até 31 de maio


postado em 28/04/2017 15:43 / atualizado em 28/04/2017 15:58

(foto: Wilson Ferreira/IMA)
(foto: Wilson Ferreira/IMA)
Começa na próxima segunda-feira a primeira etapa da campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa em Minas Gerais. Deverão ser vacinados até 31 de maio todos os animais, independentemente da idade.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão responsável pela gestão da campanha de vacinação em Minas Gerais. De acordo com o IMA, o rebanho mineiro que deverá ser vacinado é de 23,7 milhões de animais. A vacinação permanece obrigatória e é a principal forma de se prevenir contra a doença. O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 81,29 por cabeça.

O diretor-geral do IMA, Marcílio de Sousa Magalhães ressalta a importância do engajamento na campanha de vacinação das entidades representativas do setor como sindicatos, associações e cooperativas, alertando e apoiando os produtores no processo de imunização dos animais. "As ações de defesa agropecuária não podem restringir-se apenas aos órgãos governamentais nos três níveis. Elas precisam ser assumidas como responsabilidade compartilhada entre produtores, o poder público e entidades de classe", aponta.

Declaração de vacinação


A declaração de vacinação também é obrigatória e o produtor que não o fizer até o dia 10 de junho poderá receber multa de 5 Ufemgs, o equivalente a R$ 16,26 por cabeça.

Portaria do IMA publicada neste mês estabelece que, a partir de agora, os produtores rurais proprietários de 150 ou mais bovinos ou bubalinos deverão declarar a vacinação do seu rebanho contra a febre aftosa exclusivamente por meio do site www.ima.mg.gov.br. Até então, os produtores podiam declarar a vacinação de forma presencial em uma unidade do IMA.

"Esta medida desburocratiza o serviço. Os produtores poderão declarar a vacinação do seu gado da sua própria casa ou escritório, pela internet. Com isso, ganham comodidade, facilidade e, principalmente, tempo para dedicar-se às suas atividades produtivas",  Marcílio. Já a declaração de vacinação para os produtores com menos de 150 animais ainda poderá ser feita presencialmente no IMA, ou também via internet. 

Minas Gerais tem 389 mil produtores rurais, sendo que 206 mil destes são pequenos produtores com rebanhos de até 25 animais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)