(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Policiamento será reforçado a partir de meia-noite em BH por causa de paralisação

Corporação colocará de prontidão um aparato significativo de efetivo operacional. O número de militares empenhados não foi repassado


postado em 27/04/2017 22:34 / atualizado em 27/04/2017 22:45

A Polícia Militar vai reforçar o policiamento em Belo Horizonte por causa da greve geral convocada para esta sexta-feira pelas centrais sindicais. O ato é contra as reformas da Previdência, trabalhista e a Lei da Terceirização. A paralisação vai afetar o transporte público, como metrô e ônibus, e serviços de saúde, educação e cultura. Por isso, a partir de meia-noite a corporação colocará de prontidão um aparato significativo de efetivo operacional. O número de militares empenhados não foi informado.

De acordo com a PM, a ação é para garantir a segurança e a tranquilidade da população. “O policiamento reforçado também terá como objetivo garantir o direito de ir e vir das pessoas que resolverem não aderir ao movimento. Estaremos nas ruas garantindo a segurança de todos”, afirmou a corporação por meio de nota.

Os dois sindicatos das empresas de ônibus que fazem o serviço de transporte público em Belo Horizonte e na Grande BH conseguiram uma liminar no Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) que obriga os trabalhadores a manter uma escala mínima de 80% durante os horários de pico, sob pena de multa de R$ 80 mil. Mas o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região Metropolitana informou que vai manter a greve geral. Motoristas e trocadores prometem ficar na porta das garagens para impedir a saída dos coletivos. Os metroviários também decidiram não cumprir a escala de 80% determinada pela Justiça, e podem pagar multa de RS 250 mil. Os rodoviários prometeram paralisar o serviço às 0h.

Diante disso, outros serviços serão impactados, seja pela adesão à paralisação, seja pela impossibilidade de chegar ao trabalho. O transporte tem sido ainda o balizador de outras categorias para definirem suas ações hoje. Na Fhemig, a chamada é para a greve, com atendimento mínimo. Mas os servidores só definirão a porcentagem da escala em assembleia, às 9h, na porta do Pronto-Socorro João XXIII.

Como deve ser a adesão na capital mineira

Metrô
– Não funciona
Ônibus – Não funciona
Postos de saúde – Fechados
UPAs – Funcionam com escala mínima
Hospitais da Rede Fhemig – Funcionam com escala mínima
Hospital Odilon Behrens – Funciona com escala mínima
Escolas municipais e Umeis – Fechadas
Escolas estaduais – Fechadas
Escolas particulares – Muitas não funcionarão
Cemig – Servidores não trabalham
Copasa – Servidores não trabalham
UFMG – Técnicos-administrativos não trabalham
Cefet – Técnicos-administrativos não trabalham
Bancos – Fechados
FONTE: CUT-MG e Sindibel

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)